
Boa notícia para Umuarama e região: as empresas C.Vale e Pluma Alimentos fecharam uma parceria e arrendaram o abatedouro da Averama, que está desativado. A expectativa é de que a marca PlusVal inicie o abate de aves em Umuarama em março de 2020.
O arrendamento tem prazo de 10 anos, com possibilidade de prorrogação por igual período. A C.Vale atualmente abate cerca de 600 mil frangos/dia na cidade de Palotina, região oeste do Paraná. A Pluma Alimentos possui o frigorífico Frango Belo no Mato Grosso do Sul.
Num primeiro momento a parceria deve gerar 1.800 empregos diretos na linha de produção. Conforme a Assessoria, a iniciativa deve absorver matéria-prima (aves) de produtores já existentes na região. Muitos estão com aviários desativados após a paralisação das atividades da Averama. Outros, que persistem na produção, estão entregando os frangos em cidades mais distantes, o que muitas vezes inviabiliza financeiramente a atividade.
A Assessoria de imprensa da C.Vale informou que neste momento está ocorrendo a reestruturação da linha de produção. Muitos maquinários ficaram parados desde o fechamento da Averama e outros foram entregues em acordos trabalhistas. Por isso, a linha de abate está sendo remontada, readequada e modernizada para o início das novas atividades.
O anúncio da formalização da parceria entre C.Vale e Pluma aconteceu na última segunda-feira (11), durante evento em Palotina. O presidente da C.Vale, Alfredo Lang, conrmou em coletiva de imprensa o arrendamento da Averama em Umuarama. O anúncio ocial deve acontecer nos próximos dias.
Ainda não está marcado o início das entrevistas e contratações dos funcionários que irão atuar no abatedouro. (O Bem Dito).