FOGOS DE ARTIFÍCIO
Os fogos de artifício no réveillon são uma tradição e encantam a muitas pessoas, mas para os autistas eles são um tormento, em especial aqueles com barulho excessivo.
Nos últimos dias, pais de autistas entraram em contato com o GoioNews pedindo uma campanha de conscientização das pessoas para que não soltem fogos de artifício com barulho na virada do ano, por com certeza irão arruinar a festa dos autistas e seus familiares.
Para muitas pessoas autistas, o barulho dos fogos de artifício não representa alegria. Sons altos, inesperados e repetitivos podem causar dor física, medo intenso, ansiedade, crises sensoriais e desregulação emocional. Isso acontece porque o sistema sensorial do autista funciona de forma diferente.
O mesmo acontece com o pets, em especial os cachorros, que quem um sistema auditivo diferenciado e ficam intensamente afetados, demonstrando medo ao som dos fogos. Uma leitora do GoioNews comentou que seu cachorrinho fugiu com os fogos na noite de natal e só foi encontrado dois dias depois. Relatos semelhantes são encontrados aos montes nas redes sociais.
Em Goioerê há uma lei municipal que proíbe a soltura de fogos de artifício, aprovada há cerca de três anos, mas que tem uma exceção: os fogos com barulho estão liberados nos feriados, como é o caso do réveillon.
Mesmo com a lei em vigor em outros dias, nunca houve fiscalização. Mas como a lei não vale para o réveillon, resta aos pais de autistas e tutores de pets apelarem para o bom-senso das pessoas que costumam soltar fogos, para que usem aqueles sem barulho, para que todos possam comemorar a entrada do ano novo sem crises.
FOGOS DE ARTIFÍCIO
VEJA OS VALORES
COM O CORPO MOLHADO
ERA O DIA