sexta-feira, 29 de março de 2024
FUNCIONA NA UEM

Estação Meteorológica de Goioerê foi reativada pelo Inmet

15/11/2019
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

                               O Instituto Nacional de Meteorologia, órgão oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento reinstalou no Câmpus Regional de Goioerê sua base Meteorológica que estava desativada a mais de 4 anos no município.

 

CLIQUE AQUI E RECEBA NOTÍCIA DE GOIOERÊ E REGIÃO NO WATHS 

 

                              Às 15 horas e quinta-feira, 14, a estação começou a encaminhar informações locais ao sistema nacional de meteorologia. De acordo com o Professor Gilson Croscato, diretor do CRG, a estação é de extrema importância para o município. A unidade coleta dados de pressão, temperatura, umidade, radiação solar, vento, direção do vento e precipitação, levando informações a todos munícipes e principalmente aos agricultores que poderá auxiliar na tomada de decisão e futuramente no planejamento agrícola com base no banco de dados que estará disponível.
                              A estação foi montada pelos técnicos do Inmet João Luis e Jodeval, que detalharam o funcionamento do equipamento. Segundo eles é uma estação automática que encaminha a cada 1 hora os registros obtidos para a central do Inmet. Explicou ainda que a estação funciona no horário UTC (Coordinated Universal Time) que registra 3 horas à frente do horário de Brasília e é usado como parâmetro de integração das estações pelo mundo.
                              Para o CRG este convênio firmado possibilita fonte de pesquisa à comunidade universitária e apoio na disponibilização dos dados locais aos interessados.
                              Para acessar as informações da estação o usuário poderá usar o seguinte endereço: www.inmet.gov.br , (ir no menu estações automáticas, estações e dados, e dados e localizar “Goioerê-Pr”. No smartphone o acesso é: www.inmet.gov.br/vitral/mob e digitar Goioerê.