quinta-feira, 25 de abril de 2024
Mestre Dinatale

Samurai de Goioerê Representou o Brasil em Encontro de Artes Marciais no Japão

13/11/2019
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

                                   Durante o Segundo Grande Encontro Internacional de Cultura e Artes Marciais Tradicionais Japonesas Clássicas, realizado no Japão nas cidades de Osaka e Kyoto durante o mês de setembro-outubro, o mestre Federico Dinatale argentino oriundo da cidade de Buenos Aires mais radicado permanentemente no Brasil no estado do Paraná, foi convidado para estar presente e representar o Brasil e a Argentina, escolhendo um grupo seleto de alunos para conformar uma equipe.

                                  O Evento denominado em japonês DAI NIKAI NIHON KO BUJUTSU KOKUSAI KENSHU TAIKAI foi realizado em dois lugares de grande importância e valor histórico cultural para as artes marciais tradicionais clássicas, diferente das conhecidas artes marciais esportivas ou modernas (competitivas). Uma escola Koryu era fundada em função de lutas reais, onde o fundador sobrevivia a uma luta de vida ou morte, e com base nas técnicas utilizadas na luta, desenvolvia seu estilo. Este histórico acontecimento foi organizado pelo Instituto KOKUSAI NIHON BU JUTSU KENSHUSHO (Instituto internacional para treinamento das artes marciais japonesas antigas e estudo de cultura e ciências) com o intuito de preservar e difundir o patrimônio das Artes Marciais Tradicionais Japonesas. Para isto selecionaram escolas, praticantes e professores de diferentes países cujo perfil deveria ser de estudiosos e experientes em Artes Marciais Clássicas que preservem não somente técnicas de combate, mas também seus aspectos filosóficos e culturais. Deste modo o Mestre Dinatale foi escolhido para representar o Brasil e Argentina por seu intenso trabalho nestes países, contando com 40 anos de prática e estudo.
                                  No Castelo de Osaka, precisamente no Dojô Castelo: O famoso Shudokan é o Palácio das virtudes marciais o mais famoso Dojô do Japão o Butokuden que são a Meca das artes marciais japonesas tradicionais antigas, o qual todo verdadeiro artista marcial que busca conectar-se com esse passado dos guerreiros Samurai do Japão sonha com um dia poder visitar e pisar com seus pés.
                                  Diferentes países da Europa e américa participaram do evento, o qual foi coordenado por várias organizações tradicionalistas, como por exemplo: a Mondo Ryu Heiho (uma antiga escola clássica de combate), a International Martial Arts & Culture Federation, la Miura Ryu Honden Sohei Ha Heiho, as quais fizeram deste evento um destaque especial promovendo atividades de treinamentos, reuniões, estudos, práticas, jantares com ilustres personalidades do Japão e das cidades anfitriãs do evento.
.
ALUNOS
.
                                  Mestre Dinatale explica que está muito satisfeito com a atuação dos alunos que o acompanharam participando do evento, os quais se destacaram entre os diferentes países por sua forma de treinar, técnica e espirito de prática, especialmente o goioerense Gustavo Peloi que foi destaque sendo um dos poucos participantes a ser aprovado no exame de teste de combate realizado no último dia do evento, onde teria que aplicar os conhecimentos para sair dos ataques de combate corpo a corpo e com armas. “Foi um grande orgulho para mim o exame de meu mais fiel discípulo Gustavo Peloi, que pratica Bugeiko desde os 13 anos de idade na cidade de Goioerê, hoje engenheiro mecatrônico, divide seu tempo entre sua profissão e as aulas de Bugeiko, realizando um excelente trabalho com seus alunos, com dedicação ímpar. Também gostaria de parabenizar os demais alunos presentes no evento, que estiveram representando suas cidades e país Adalto Picotti (Goioerê), Francisco de Zela (Buenos Aires, Argentina) Nilo Takahashi Okuyama (Maringá) e Andrea Pereira (Umuarama)” - ressaltou o mestre.
                                  Segundo Mestre Dinatale um dos momentos mais emocionantes do evento foi poder entrar no BOTOKUDEN carregando as bandeiras da Argentina e Brasil em suas mãos: _“Para mim como Argentino levar minha bandeira foi uma grande emoção e honra, porém colocar a bandeira a brasileira me encheu de orgulho pois sou muito grato a este país e a seu povo por me acolher de braços e corações abertos ao longo destes anos em especial a família Favarão de minha esposa” - comenta.
                                  Outro momento igualmente honroso para a equipe da Bugeiko, foi o de receber os diplomas e certificados selados e assinados por MASASHI YOKOYAMA 15th Líder da escola Mondo Ryu, máxima autoridade deste clã, também assinaram Shigeo OOMAE ex vice-Ministro de defesa do Japão, Naokazu Takemoto membro do parlamento japonês.
                                  Gostaríamos de expressar nossa gratidão ao Mestre Federico Dinatale por levar o nome de nossa cidade, de nosso estado e país ao mundo neste expressivo evento internacional.
.
AGRADECIMENTO
.
                                  O Mestre Dinatale agradece imensamente às pessoas, autoridades, empresas que apoiaram esta missão que a princípio parecia impossível, mas com trabalho duro, intensa colaboração de parceiros, amigos e principalmente a ajuda de Deus conseguiu alcançar este singular objetivo de importante valor cultural para todos.
                                  Aproveitamos a oportunidade para convidar a população de Goioerê e região a conhecer a sede localizada no Centro Comercial Goioerê ( Av. Moises Lupion 96 Sala 6), onde são desenvolvidas as atividades: Artes Marciais Bugeiko, Defesa Pessoal para Homens e Mulheres, estudo de armas tradicionais japonesas, Yoga integral, Meditação prática e também terapias orientais.