SITUAÇÃO DE AMEAÇA
Um vídeo divulgado na segunda-feira (10) mostra o momento em que a tempestade que deu origem ao tornado se forma e avança em direção à cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no centro do Paraná. O registro foi feito na sexta-feira (7) pelas câmeras de monitoramento do campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Laranjeiras do Sul, município vizinho.
As imagens, gravadas em time-lapse — formato acelerado que condensa o tempo —, revelam o deslocamento de uma supercélula, tipo de nuvem de tempestade de grande intensidade e rotação interna, conhecida como mesociclone. Dentro desse sistema estava o tornado que devastou a cidade paranaense.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o vídeo foi analisado por especialistas e ajuda a entender o comportamento do fenômeno meteorológico que atingiu a região.
A gravação cobre o período entre 18h e 18h16, captando o avanço da nuvem em direção a Rio Bonito do Iguaçu. As câmeras da UFFS estão instaladas em uma área rural de Laranjeiras do Sul, a cerca de cinco quilômetros do ponto onde o tornado tocou o solo.
O material, segundo o Simepar, mostra a força e a dimensão da tempestade, que provocou destruição em grande parte do município, deixando seis mortos, 750 feridos e centenas de desabrigados. (TN Online).
CLIQUE ABAIXO E ASSISTA AO VÍDEO COM AS IMAGENS IMPRESSIONANTES DO TORNADO
SITUAÇÃO DE AMEAÇA
ASSISTA - PANCADA VIOLENTA
DETIDO COM DUAS FACAS – ASSISTA REPORTAGEM
TRAGÉDIA