SE IDENTIFICOU COMO SERIAL KILLER
O caminhoneiro Rodrigo Neumann Pires, conhecido como Vermelho, foi condenado na terça-feira (4) a 27 anos e seis meses de prisão pelo assassinato do casal de seguranças Edinéia Gonçalves Oliveira e Vanderley Antônio de Lima, em Guarapuava, na região central do Paraná. O crime aconteceu em março de 2024.
De acordo com a assistência de acusação, o Conselho de Sentença reconheceu que o réu cometeu os homicídios de forma privilegiada, ou seja, situação em que o autor mata alguém movido por uma emoção intensa ou motivo de relevante valor moral ou social.
Duas das três qualificadoras apontadas pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR) também foram desconsideradas: motivo fútil e perigo comum. O julgamento considerou a qualificadora de que a vítima foi impedida de se defender.
“A justiça prevaleceu. O Conselho de Sentença reconheceu que o réu praticou os crimes e decidiu pela condenação. Embora os jurados tenham entendido que ambos os homicídios ocorreram na forma privilegiada, o que resultou na redução da pena, ainda assim consideramos a decisão justa. Sabemos que nenhuma sentença é capaz de trazer as vítimas de volta para casa, mas o veredicto representa uma resposta firme do Estado à violência e demonstra que a sociedade não tolera a impunidade”, disseram os assistentes de acusação, Jean Campos e Laís Vieira, em nota.
O casal Vanderley Antônio de Lima, de 31 anos, e Edinéia Gonçalves Oliveira, de 32, trabalhava como segurança. Na noite do crime, eles faziam a vigilância de uma loja de conveniências e receberiam R$ 120 cada pelo serviço.
Segundo a polícia, houve um desentendimento no local, e o homem apontado como autor dos disparos chegou a ir embora, mas retornou pouco tempo depois. As câmeras de segurança registraram o momento em que o casal de seguranças estava na porta do estabelecimento e o suspeito surgiu atirando contra os dois.
Na tentativa de escapar dos tiros, o casal correu para dentro da loja de conveniências, mas acabou atingido. Vanderley ainda tentou se arrastar para trás de uma mesa de sinuca, enquanto Edinéia caiu no chão.
Ela morreu no local. Já o marido foi atendido pelo Samu e encaminhado em estado grave ao hospital, mas não resistiu. Rodrigo Neumann Pires fugiu, mas foi localizado horas depois e preso em flagrante. Edinéia e Vanderley eram casados havia sete anos e deixaram quatro filhos, entre eles dois gêmeos de um ano. (Banda B/via A Rede).
SE IDENTIFICOU COMO SERIAL KILLER
ROUBO NA PR-180
ASSISTA – FUGIA DA POLÍCIA
TENTOU FUGIR E LEVOU A PIOR