
A Prefeitura de Campo Mourão confirmou na tarde de segunda-feira (6) o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol no município.
O paciente, de 20 anos, procurou atendimento com sintomas como visão turva, dor de cabeça, vômito e diarreia, após ingerir cerca de 800 ml de bebidas destiladas (vodka e gim) em um bar da cidade.
A Secretaria de Saúde ativou o protocolo de emergência, acionou o Ciatox e realizou exames e tratamento imediato. O jovem foi transferido para a Santa Casa, onde segue estável.
CAMPINA DA LAGOA - Um adolescente de 16 anos foi transferido de Campina da Lagoa para a Santa Casa de Campo Mourão nesta segunda-feira (6 de outubro), com suspeita de intoxicação por metanol.
Segundo informações, o jovem teria ingerido bebida alcoólica destilada — tipo vodca com energético — no último sábado (5), apresentando nas horas seguintes visão borrada, dor abdominal, cefaleia intensa, confusão mental e alterações no eletrocardiograma (ECG).
Diante da gravidade dos sintomas, ele foi encaminhado para avaliação médica especializada e realização de exames complementares.
De acordo com orientação da Diretoria de Atenção e Vigilância em Saúde (DAV), por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), um caso suspeito de intoxicação por metanol é caracterizado por indivíduo que ingeriu bebida destilada e apresentou persistência ou piora dos sintomas entre 6 e 72 horas após o consumo, incluindo náuseas, vômitos, dor abdominal, cefaleia intensa, confusão mental, vertigem, borramento visual, amaurose (perda de visão) e dilatação das pupilas (midríase). (GoioNews – Com Tá Sabendo e Portal O Vale).