sábado, 13 de setembro de 2025
ATUAÇÃO EXEMPLAR

Goioerê valoriza diversidade cultural com projeto inovador no CMEI Rotary

10/09/2025
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Goioerê, sob a gestão do prefeito Pedro Coelho, segue inovando e investindo em projetos que unem educação, afeto e inclusão. No CMEI Rotary, está em andamento a iniciativa “Diversidade Cultural: Conhecer, Respeitar e Valorizar – Ensinando com afeto, saberes e sabores de muitos lugares”, que faz parte do Programa A União Faz a Vida, promovido pela Cooperativa Sicredi.


O projeto tem como objetivo aproximar os bebês das diversas tradições, culturas e memórias afetivas desde os primeiros meses de vida, incentivando vínculos de respeito à diversidade. A ação é conduzida pelas professoras Maria Aparecida dos Santos Dantas, Sandra Miguel Souza Moreira, Célia Emiko Miyata e Ana Paula Barros, com supervisão da coordenadora Geisiane Gregui e direção de Edite Melato. A nutricionista Débora Prado também integra a equipe, garantindo a adaptação dos alimentos para as diferentes faixas etárias.


Uma das etapas já realizadas trouxe uma experiência única: a introdução alimentar inspirada em culturas de origem espanhola, africana, italiana, alemã e portuguesa. A escolha foi feita a partir de pesquisa junto às famílias, que compartilharam suas descendências. Assim, os bebês puderam experimentar sabores, aromas e texturas de receitas típicas, adaptadas especialmente para crianças de 4 meses a 1 ano e meio. O cardápio diferenciado também foi estendido às demais crianças do CMEI, enriquecendo a vivência cultural e alimentar de todos.


O projeto segue em desenvolvimento e contará com novas etapas nos próximos meses, envolvendo práticas sensoriais, culturais e afetivas. A proposta fortalece a parceria entre escola, família e comunidade, reafirmando os princípios de cooperação e protagonismo infantil defendidos pelo programa A União Faz a Vida.