
Moradores de Ubiratã foram surpreendidos no fim de semana com a presença de uma anta brasileira nadando no Rio Tricolor. O momento foi registrado em vídeo e rapidamente chamou a atenção pela raridade de se observar um animal desse porte tão de perto.
CLIQUE AQUI E ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP DO GOIONEWS
.
CLIQUE AQUI E SIGA O GOIONEWS NO INSTAGRAM
A anta, considerada o maior mamífero terrestre da América do Sul e podendo ultrapassar 200 quilos, demonstrou suas habilidades de natação ao atravessar o rio com facilidade. Apesar de ser uma excelente nadadora, o bicho não costuma ser visto durante o dia, já que tem hábitos noturnos, principalmente quando sai em busca de alimento.
Em entrevista, um biólogo explicou que a preservação dessa espécie está diretamente ligada ao trabalho de fiscalização contra a caça ilegal, realizado por órgãos ambientais. Esse esforço tem permitido que a população de antas se mantenha estável na região.
A anta tem grande importância ecológica e é conhecida como a "jardineira da floresta". Sua dieta é baseada em frutos e sementes, que acabam sendo dispersos na natureza, auxiliando na regeneração das matas e na manutenção da biodiversidade.
A cena inusitada ganhou repercussão estadual e foi destaque na RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. (Ubiratã Notícias).
CLIQUE AQUI E ASSISTA À REPORTAGEM FEITA PELA RPC SOBRE A ANTA