sábado, 2 de agosto de 2025
REGIÃO DE MARINGÁ 

Morto “vota” em eleição interna do PT no Paraná

30/07/2025
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

A eleição interna para o comando estadual do PT no Paraná este ano contou com o voto de um militante morto em 2023, segundo consulta à base de dados da Receita Federal. A denúncia foi feita por integrantes da coordenação da chapa “O PT Mais Perto de Você”, que disputa a presidência do partido de Lula no estado.

A chapa alega que Adão de Lima, filiado no município de Mandaguari (PR), aparece como membro ativo nas listas de presença da eleição, chegando a assinar o caderno de votação. O grupo aponta a falsificação da assinatura e fraude material nas eleições internas na cidade. O voto foi computado normalmente.

“A ocorrência de voto em nome de um eleitor morto fere diretamente as normas internas do partido e compromete a validade da urna”, diz a representação. Em Mandaguari, foram registrados 123 votos válidos, sendo 118 — ou seja, 96% do total — destinados ao atual presidente estadual do PT, deputado Arilson Chiorato. O outro candidato, Zeca Dirceu, ficou com 5 votos (4% dos votos válidos).

Na semana passada, outros dois casos de filiados ao PT que votaram nas eleições deste ano foram denunciados no estado da Bahia. O diretório do partido na Bahia anulou os votos dos mortos citados nas denúncias, mas manteve a aprovação da eleição nas duas cidades.

A coordenação da chapa “O PT Mais Perto de Você” afirma que só pretende reconhecer o resultado final das eleições no Paraná após o julgamento de todos os recursos, em última instância, pela Direção Nacional do partido. Com informações do Metrópoles