GOIOERÊ
A Secretaria de Saúde de Goioerê promoveu uma capacitação para médicos e enfermeiros sobre atendimento a doentes mentais nas unidades básicas de saúde, visando estratificar os casos estabelecendo quais são os urgentes, como deve ser o atendimento de determinados casos, como agilizar o atendimento, como promover a urbanização junto à família para encaminhamento ao CAPS, entre outros.
Conforme a secretária de Saúde, Mônica Sousa, há uma recomendação administrativa do Ministério Público sobre o assunto, que demonstrou preocupação com os casos, buscando fazer com que os pacientes com doenças mentais tenham um olhar diferenciado, sem ter o estigma de ser um paciente psiquiátrico.
Com a capacitação, a Secretaria de saúde está definindo o fluxo de atendimento para pacientes de saúde mental. O assunto também já foi tratado em reunião com membros da Santa Casa, diretora da Atenção Básica, Secretária de Saúde, diretora de Fundo Municipal, coordenadora de CAPS e Ouvidoria do SUS, visando melhorar os acessos, estabelecer fluxo de atendimento, e definir estratégias para melhorar o atendimento e acompanhamento desses pacientes mentais.
GOIOERÊ
MUNDO MEDONHO
VEJA COMO FOI
FATALIDADE EM MARILUZ