É cada vez mais comum socorristas do Corpo de Bombeiros e do Samu irem atender acidentes envolvendo motociclistas e se depararem com a vítima sem o capacete.
CLIQUE AQUI E RECEBA NOTÍCIA DE GOIOERÊ E REGIÃO NO WATHS
Essas vítimas estavam com o capacete no momento do acidente, mas o acessório voou com abatida, pelo fato de o capacete estar com a fivela solta ou até mesmo com a fivela frouxa.
Quando o capacete voa, a tendência é que o motociclista bata com a cabeça no chão, provocando um traumatismo craniano. Em Goioerê já foi registrada morte de motociclista que estava sem o capacete no momento do primeiro atendimento realizado pelos bombeiros, e há vários registros deferimentos graves.
.
CABEÇA NO ASFALTO
.
O sargento Ademir Peres, do Corpo de Bombeiros de Goioerê, ressalta que o capacete existe para proteger a cabeça do motociclista, mas com ele mal colocado, existe uma grande chance de o capacete voar o momento do acidente e a vítima do acidente bater com a cabeça no asfalto.
Outro ponto levantado pelo sargento Ademir é que muitos motociclistas usam o capacete frouxo, para poder colocar o telefone celular ao ouvido, o que, segundo ele, também é fator de risco para o capacete se soltar no momento de um acidente.
.
SALVA VIDAS
.
O médico Josemar Queiroz, plantonista no Pronto Atendimento da Santa Casa de Goioerê, alerta que o capacete salva-vidas. Ele salienta que as vítimas de acidente com moto estão chegando em estado mais grave ao pronto-socorro por causa do mau uso do capacete.
Josemar Queiroz também alerta que capacetes abertos não protegem de impacto no queixo, nariz, boca e início da testa, sendo recomendado o uso do capacete fechado, com proteção total.
.
CABE MULTA
.
Os motociclistas que transitam pela cidade com o capacete aberto, além de estarem colocando em risco assuas vidas, também correm o risco de serem multados. Conforme informação do sargento Fialho, do setor de trânsito da 2ª Cia da OM de Goioerê, o capacete com a fivela aberta configura infração leve, com multa de R$ 88,00 e perda de três pontos na carteira.