
Um trabalhador de 50 anos morreu soterrado dentro de um silo de grãos na tarde desta segunda-feira, 7, em uma fazenda na zona rural entre os municípios de Ponta Grossa e Tibagi. A tragédia mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros por mais de nove horas em uma operação complexa e arriscada.
O acidente aconteceu por volta das 16h20, quando a vítima estava no fundo do silo, que continha cerca de 250 toneladas de grãos — aproximadamente metade de sua capacidade. Segundo informações repassadas por um funcionário da fazenda, o trabalhador foi engolfado por uma grande quantidade de grãos e desapareceu em meio ao material.
Com base nas informações fornecidas, os bombeiros deram início ao resgate com ancoragem de um socorrista e a abertura de cinco pontos laterais no silo, na tentativa de escoar os grãos e aliviar a pressão interna. No entanto, ao saberem que a vítima estava sobre o piso no momento do acidente e que havia cerca de quatro metros de grãos sobre ela, a estratégia foi alterada.
A equipe passou a fazer a retirada manual dos grãos com o uso de enxadas. Um trator também foi utilizado para auxiliar na escavação e acelerar o escoamento do material. Somente por volta das 22h o corpo foi localizado, já sem vida e com múltiplas fraturas, provavelmente causadas pela pressão do volume de grãos.
A área foi isolada para os trabalhos da Polícia Científica e do Instituto Médico Legal (IML), que realizou a perícia no local. O corpo da vítima foi retirado apenas após a conclusão dos procedimentos técnicos.
A operação foi finalizada por volta da 1h10 da madrugada desta terça-feira, após mais de nove horas de esforços contínuos. O trabalho exigiu habilidade técnica, resistência física e cuidados redobrados devido ao risco de desabamento e à complexidade do ambiente. (Fonte: bntonline)