
Quando o processo de cadastramento biométrico se iniciou, em abril deste ano, Goioerê tinha 22.436 eleitores cadastrados. Ao final do processo, que acontece nesta sexta-feira, Goioerê deve ficar com o número de eleitores na casa dos 18 mil, com pouco mais de 80% dos eleitores recadastrados.
Os mais de quatro mil eleitores que deixarão de comparecer para o cadastramento biométrico são pessoas que se mudaram de Goioerê e ainda mantinham o domicílio eleitoral no município.
O número de eleitores que fizeram a biometria também equivale ao de eleitores que compareceram nas eleições municipais de 2016, quando 80,6% dos eleitores cadastrados compareceram para votar. Nas eleições gerais de 2018 o comparecimento foi menor ainda: apenas 16.847 eleitores votaram, ou 76,30% dos eleitores cadastrados.
Com a revisão biométrica acredita-se haverá um equilíbrio entre o número de eleitores e o comparecimento para as eleições de 2020.
Este cenário se repete nos demais municípios da comarca (Moreira Sales, Quarto Centenário e Rancho Alegre do Oeste), onde o comparecimento para o cadastramento biométrico está em torno de 80%.
A revisão biométrica vai até esta sexta-feira, dia 25, e ela é obrigatória. Quem não comparecer terá o título eleitoral cancelado.