domingo, 27 de abril de 2025
TRISTEZA 

Cantor de forró morre aos 39 anos após doença rara 

25/04/2025
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

O cantor de forró Gutto Xibatada, de 39 anos, morreu no dia 22 de abril, em Belém (PA), semanas após ser diagnosticado com o vírus Monkeypox (Mpox). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), o diagnóstico foi feito em março.
Na época, o artista ficou internado em isolamento, recebeu alta e seguiu o tratamento em uma unidade de referência. No entanto, em abril, voltou a ser internado após agravamento do quadro de saúde, relacionado a comorbidades pré-existentes e infecções oportunistas. Gutto morreu cerca de oito horas depois de dar entrada no hospital. A causa da morte ainda está sendo investigada.


A Sesma informou também que monitorou todos os contatos próximos do cantor, sem registro de novos casos.


Monkeypox: vírus afetou pulmões de Gutto Xibatada
Em nota nas redes sociais, a irmã de Gutto criticou a exposição indevida de informações durante o luto e explicou que ele havia pedido discrição sobre seu estado de saúde. Ela relatou que o vírus afetou gravemente os pulmões do cantor e que a piora ocorreu entre os dias 21 e 22 de abril.

“Estamos passando por um momento muito difícil e delicado. Em meio a tanta dor estamos tendo que enfrentar postagens querendo se beneficiar de likes, visualizações, coisas que não têm nada a ver. Não estão tendo respeito com o nosso luto, nossa perda”, escreveu a irmã do cantor.


Uma missa em homenagem ao artista será realizada neste domingo, 27, na Basílica de Nazaré, dia em que ele completaria 40 anos. Outra cerimônia acontecerá no dia seguinte. (Fonte: RicMais)