quarta-feira, 24 de abril de 2024
EVANGELHO DO DOMINGO

A ORAÇÃO PERSEVERANTE É FONTE DE CRESCIMENTO NA FÉ

21/10/2019
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Queridos irmãos e irmãs, louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!

A oração nos aproxima mais da grande verdade. Somos profundamente amados por Deus que nos criou para Ele. Devemos pedir e agradecer constantemente ao Senhor. Ele sabe das nossas necessidades mais profundas. O Evangelho da liturgia dominical nos propõe uma oração persistente e confiante. Ainda não estamos nos comunicando o suficiente com o nosso Criador. Por esta razão enfrentamos muitas dificuldades de relacionamento conosco mesmo e com nossos irmãos. Estamos passando por uma grande crise de afeto e relação interpessoal. Deus é amor e comunicação. Ele deseja que nós façamos parte de sua vida e de sua felicidade. Pedir com insistência é confiar que o Senhor irá realizar aquilo que for melhor para nós.

OREMOS: Deus eterno e todo-poderoso, dai-nos a graça de estar sempre ao vosso dispor, e vos servir de todo o coração. Por nosso Senhor Jesus Cristo na unidade do Espírito Santo. Amém.

EVANGELHO (Lc 18, 01-08):
Naquele tempo, Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre, e nunca desistir, dizendo: “Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus, e não respeitava homem algum. Na mesma cidade havia uma viúva, que vinha à procura do juiz, pedindo: “Faze-me justiça contra o meu adversário!” Durante muito tempo, o juiz se recusou. Por fim, ele pensou: “Eu não temo a Deus, e não respeito homem algum. Mas esta viúva já me está aborrecendo. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não venha a agredir-me!”” E o Senhor acrescentou: “Escutai o que diz este juiz injusto. E Deus, não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar? Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa. Mas o Filho do homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?”

E Deus, não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele?

Muitas vezes nos “queixamos” de que o Senhor não nos atende. Mas não percebemos que Ele sabe exatamente o que é melhor para nós. Devemos pedir sempre que o projeto d'Ele se concretize em nossa vida. Descobrir o que o Senhor quer de nós e ter a coragem de concretizar sua vontade em nossa vida. A verdadeira oração nos faz crescer nas virtudes e nos abre ao projeto de Deus. Ela nos dá coragem para fazermos o que o Senhor nos pede. A nossa vida sempre vai ser o termômetro da oração que existe como da oração que falta. O concreto de nossa vida de oração se manifesta em nossa vida fraterna na capacidade de partilha tanto dos bens materiais como espirituais com nossos irmãos. O alimento eucarístico nos leva ao amor entre nós. Sem amor e alegria não existe vida cristã.
Orar sempre é desejar estar sempre em comunicação com Deus, independente de nossas condições. Erramos quando queremos fazer da oração uma satisfação de nossos desejos que nem sempre são os melhores para nossa vida. Há muitas pregações hoje que nos justificam e não nos levam ao encontro com a cruz que é a ponte que nos leva a verdadeira felicidade.
Através da comparação que Jesus faz no Evangelho, podemos perceber que se um homem que não é justo acaba fazendo justiça, pela insistência da mulher que o pedia, quanto mais Deus que é pura bondade não irá fazer aquilo que realmente necessitamos.
A oração é um desafio que nos leva a uma vivência mais profunda da Fé. Ela deve envolver toda vida da pessoa. Ter fé é entrar em processo de aceitação da vontade misteriosa de Deus em nossa vida. O que importa na oração não é o tempo, mas a qualidade de comunicação. Podemos nos servir da comparação dos namorados que se amam e muitas vezes por um simples olhar já se comunicam profundamente. O amor é um sentimento interno de entrega. Quando oramos de verdade, estamos entregando a nossa vida ao Senhor.
A oração se divide em dois tipos fundamentais: A oração-exercício que é o nosso esforço devocional e a oração-vida ou contemplativa que vai ser fruto desse esforço em nos abrirmos à ação da Graça de Deus em nós.
Santa Teresa de Jesus se converte na e pela oração como um diálogo, como algo inovador que sempre nos transforma em nosso jeito de amar. A comunicação com o divino de Deus vai nos divinizando num processo de amorização. Os nossos valores são transformados no que Deus deseja para nós. A verdadeira oração nos torna mais virtuosos na prática do bem e na superação de nós mesmos. Por esta razão os valores do Evangelho começam a fazer parte de nossa vida e passamos a amar o que Deus ama. A viver o que Deus vive.
Necessitamos sempre da oração em todos os momentos de nossa vida. Ela sempre vai nos dizer o que somos e o que devemos fazer para sermos instrumentos de santificação para a Igreja. A oração sempre deve nos levar a um aspecto solidário-comunitário. Ela sempre nos compromete com a realidade do outro e da comunidade.

Nós lhe pedimos Senhor a capacidade de crescermos sempre em nossa comunicação convosco.

Rio Grande, 14 de outubro de 2019.

Visite meu blog: www.padregiribone.blogspot.com

"Deus nos ama acima de nossas limitações".

VOCÊ TAMBÉM PODE FAZER PARTE DESTA OBRA!
1. Envie esta mensagem a todos os seus amigos...
2. Imprima esta mensagem para as pessoas que não tem acesso a Internet...
E NÃO SE ESQUEÇA:
1. Celebração Eucarística.
2. Sacramento da Reconciliação.
3. Adoração ao Santíssimo Sacramento.
4. Leitura Orante da Palavra de Deus.
5. Devoção a Virgem Santíssima.