Um caminhoneiro foi interceptado com uma cartela de rebite e sem descansar há 25 horas na BR-376, em Mandaguari, no noroeste do Paraná. Na noite desta quinta-feira (9), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) fez uma fiscalização focada na Lei do Descanso e identificou um motorista com sinais de cansaço e excesso de carga.
O motorista foi abordado na altura do km 201, da BR-376. Logo que desceu do veículo os agentes perceberam a aparência de cansaço. Os policiais fizeram uma revista no caminhão e localizaram uma cartela de rebite, com alguns comprimidos faltando. Ao ser questionado, o caminhoneiro confessou a ingestão de três porções.
Com base nas informações do tacógrafo, os policiais identificaram que o caminhoneiro viajava há mais de 25 horas, sem paradas para descanso. O motorista fez apenas algumas pausas para alimentação.
Aos agentes, o motorista de 37 anos revelou que saiu de Várzea Grande/MT e pretendia descarregar em Porto Amazonas/PR. A viagem é de aproximadamente 1,7 mil quilômetros e pode levar mais de 30 horas, sem paradas para descanso. Faltando cerca de 400 quilômetros, o motorista foi interceptado e autuado. Além do consumo e porte de rebite, que é uma droga que inibe o sonho e tem a venda e fabricação proibida no Brasil, o caminhoneiro foi multado por excesso de carga, já que o veículo estava com peso bruto total de 77 toneladas. Operação da Lei do Descanso.
A PRF iniciou na última segunda-feira (6) em todo país a operação descanso legal que visa intensificar as fiscalizações em veículos de carga.
O objetivo principal da ação é garantir o cumprimento do período de descanso obrigatórios para os motoristas e verificar as condições de segurança dos sistemas de freios dos veículos, objetivando reduzir os riscos de sinistros de trânsito nas rodovias federais. (Fonte: RicMais)