quinta-feira, 9 de janeiro de 2025
CRÔNICA

As simpatias de ano novo

04/01/2025
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Pr. Pedro R. Artigas
Igreja Metodista


Todos os anos várias simpatias se repetem, mas também surgem novas.  Como sempre as simpatias chegam inclusive às comidas que devem ser degustadas no início de cada ano.
Durante toda minha vida, ouvi dizer que no dia 31 de dezembro não se deve comer por exemplo frango ou galinha, pois este animal cisca para trás e pode levar toda nossa sorte (sic) junto. Que a melhor comida é cabeça de porco, pois fuça para frente e vai fundo, e busca tudo que se precisa para ter um bom ano. 
Também é bom comer lentilhas, ainda não consegui descobrir qual a função das lentilhas além, é claro, de serem deliciosas. E jogar por cima dos ombros três sementes de romã e guardar mais três na carteira que virá muito dinheiro durante o ano. Em nossas praias se lá estivermos, devemos saltar 7 ondas, sendo a primeira bem pequena, a segunda maior, e as outras grandes, sem deixar que a água do mar lave nossas pernas para não levar de volta a sorte do ano. Ou ir à praia de roupa totalmente branca e tomar banho de pipoca (sic). Banho de pipoca?
Tem ainda a simpatia das cores da roupa íntima, onde cada uma tem seu significado, ou também de não beber o primeiro jato de espumante que sai da garrafa, deve-se deixar que ele vase um pouco para só então encher a taça e beber.  Mas fica uma pergunta: porque é mais fácil acreditar em tais coisas, que tirar um tempo para agradecer ao Criador o ano que passou, suas alegrias e decepções. As bençãos alcançadas e as que não se concretizaram. Parece que parar um pouco toda a agitação para agradecer é cafona, antiquado e fora de propósito, é mais fácil seguir a onda, fazer o que todos fazem, e assim pertencermos ao grupo.  Nos esquecemos ou por não sabermos a Lei escrita de Deus, agimos diferentemente do proposto.  Talvez pela agitação ou pelo muito que temos a fazer e vivermos em eterna pressa, não nos atemos aos preceitos ditados na Bíblia.
Agimos como Marta quando Jesus visita aos irmãos em Cafarnaum, e ela reclama de que Maria não a ajudava, como está em Lucas capítulo 10, versículos 38 a 42: “Caminhando Jesus e os seus discípulos, chegaram a um povoado, onde certa mulher chamada Marta o recebeu em sua casa.
Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo-lhe a palavra. Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. E, aproximando-se dele, perguntou: "Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude! Respondeu o Senhor: "Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada".
O ato de parar e meditar nas promessas que fazemos, nos projetos que idealizamos e entregá-los ao Criador, seria, creio, mais sensato de nossa parte, pois somente o Senhor Deus conhece-nos integralmente e sabe como Pai a forma de nos ouvir.  Quando lemos o texto bíblico, lá em Gênesis capítulo 22, versículos 17 e 18, Deus fala com Abraão a respeito da obediência e as bênçãos decorrentes dela, vejamos o texto: “Esteja convicto de que Eu te cumularei de bênçãos, Eu te confirmarei uma posteridade tão numerosa quanto as estrelas do céu e quanto a areia que se espalha pelas praias do mar, e tua descendência conquistará as cidades de todos que se levantarem contra ti.  Por intermédio dos teus inúmeros descendentes serão abençoadas todas as nações da terra, porquanto tu me obedeceste! Veja, é muito mais fácil a obediência do que fazer simpatias. O Senhor nos conhece pelo nome, e esse conhecer se estivermos sob sua orientação seremos abençoados e todas as nações serão também abençoadas pela nossa prática. 
Terminando, não é a roupa branca, nem peças íntimas coloridas, nem a bebida, nem a comida, muito menos o banho de pipoca que nos dará um ano abençoado, mas a simples obediência ao Senhor, o tirar um tempo para agradecer e entregar o novo ano em suas mãos, é que nos dará não a sorte, mas a orientação decisiva para nos nortear na caminhada. FELIZ ANO NOVO. Shalom.