quinta-feira, 9 de janeiro de 2025
EVANGELHO DE DOMINGO

A MENSAGEM DE JESUS É DIRECIONADA A TODOS OS POVOS DA TERRA

04/01/2025
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

A Paz do Senhor Jesus Cristo que se revela a todos os povos esteja sempre convosco!


A palavra epifania, poucas vezes utilizada pelo nosso vocabulário, significa manifestação. Ela faz refletir sobre a inserção do evangelho ou da boa nova de Jesus a todos os povos, raças e nações. Deus não faz distinção de pessoas, quer que todos participem do seu reino de paz e alegria. O cristianismo não é exclusivo de um povo ou nação, mas está aberto a todas as pessoas de boa vontade. Aquelas pessoas que querem praticar o bem mesmo dentro de um mundo individualista como vivemos.


ORAÇÃO: Ó Deus, que hoje revelastes o vosso Filho às nações, guiando-as pela estrela, concedei aos vossos servos e servas que já vos conhecem pela fé, contemplar-vos um dia face a face no céu. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espirito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Amém!


EVANGELHO (Mt 02, 01-12):
Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que alguns magos do oriente chegaram a Jerusalém, perguntando: “Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo”.
Ao saber disto, o rei Herodes ficou perturbado assim como toda a cidade de Jerusalém. Reunindo todos os sumos sacerdotes e os mestres da lei, perguntava-lhes onde o messias deveria nascer. Eles responderam: “Em Belém, na Judéia, pois assim foi escrito pelo profeta: e tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um chefe que vai ser o pastor de Israel, o meu povo”. Então Herodes chamou em segredos os magos e procurou saber deles cuidadosamente quando a estrela tinha aparecido. Depois os enviou a Belém, dizendo: “Ide e procurai obter informações exatas sobre o menino. E, quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-lo.
Depois que ouviram o rei, eles partiram. E a estrela, que tinham visto no oriente, ia diante deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino. Ao verem de novo a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande. Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para a sua terra, seguindo outro caminho.
Palavra da Salvação.
Glória a Vós Senhor.


Onde está o Rei dos Judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela e viemos adorá-lo.


A vinda de Jesus é um mistério. Ele nasce numa pobreza extrema e atrai personagens desconhecidos, os reis magos, dos diferentes continentes para adorá-lo. O fato da “baixada” de Deus até nós em Jesus Cristo sempre será surpreendente. Podemos afirmar que a festa da Epifania é uma previsão do que será o Pentecostes. Onde Jesus vivo e ressuscitado será foco da pregação de diversas pessoas fora do âmbito do judaísmo. O mistério de Cristo que revela a Trindade não está reservado a um povo ou a uma raça. Irá depender da aceitação da consagração batismal. Todas as pessoas de boa vontade são chamadas a participar do Reino de Deus.
Como poderemos ver hoje a estrela de Jesus em meio à humanidade dividida em contínua discórdia? Assim como os reis magos somos atraídos à gruta de Belém. Para a humildade que nos revelará aquilo que somos e a verdade da presença de Deus em nossas vidas. O homem jamais será feliz enquanto pensar que é autor de sua própria felicidade. Deus nos criou como suas criaturas. Estamos aqui para irmos em direção ao seu chamado.
Percebemos na figura de Herodes, um rei ambicioso que não cumpre com sua função de ajudar na salvação de seu povo. Os reis de Israel eram “ungidos” para a missão de defenderem o povo do mal. Herodes tem o poder, mas não sabe direcioná-lo no sentido da justiça e fraternidade. Todos nós, embora sendo profundamente limitados, podemos fazer algo para que este mundo seja melhor. Devemos utilizar todos os dons e bens que o Senhor nos concede para que o mundo seja melhor. Os dons que Deus nos dá não nos pertencem, mas devem ser colocados a serviço de nossos irmãos na comunidade.
Os reis magos, ao contrário de Herodes, não estão preocupados com suas aparências. Seguem a estrela com humildade. Eles levam presentes relacionados com o que Jesus representa para nós. O ouro da realeza, o incenso da divindade e a mirra da humanidade. Jesus irá entregar sua vida por cada um de nós. Ele vem libertar o coração de todos os que se sentem oprimidos. Aqueles que se abrirem com humildade e alegria para o seu Reino encontrarão a verdadeira paz.
Para seguir a estrela de Jesus precisamos esquecer de nós mesmos e percebermos o quanto somos importantes para Deus e para nossos irmãos. Não podemos parar em nossa peregrinação na tentativa de construir um mundo de amor e solidariedade.


Senhor Jesus, que o nosso coração se transforme na gruta de Belém onde muitas pessoas possam encontrá-lo.


Rio Grande, 30 de dezembro de 2024.


Visite meu blog: www.padregiribone.blogspot.com


"Deus nos ama acima de nossas limitações".
A Obra Missionária de Evangelização e Acolhida Social Virgem do Carmo Peregrina é uma comunidade de vida localizada na cidade de Rio Grande RS. Tem como carisma o Cultivo da Presença de Deus e a Efusão do Espírito Santo vividos na Oração e na Vida Fraterna. Somos um grupo de cristãos católicos que procuramos ajudar como missionários nos locais mais desprovidos de evangelização. Também temos como ideal ajudar os mais necessitados especialmente as crianças, os dependentes químicos e os encarcerados com suas famílias. 
VOCÊ TAMBÉM PODE FAZER PARTE DESTA OBRA!
1. Envie esta mensagem a todos os seus amigos...
2. Imprima esta mensagem para as pessoas que não tem acesso a Internet...
E NÃO SE ESQUEÇA:
1. Celebração Eucarística. 
2. Sacramento da Reconciliação.
3. Adoração ao Santíssimo Sacramento. 
4. Leitura Orante da Palavra de Deus.
5. Devoção a Virgem Santíssima.