quinta-feira, 5 de dezembro de 2024
CRÔNICA

Chegando o Natal

24/11/2024
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte


Pr. Pedro R. Artigas
Igreja Metodista


Estamos chegando a mais um momento da história da humanidade em que comemoramos o nascimento do Filho Unigênito de Deus, que nasceu em uma época de dominação de sua terra por uma potencia estrangeira. E desde antes de seu nascimento e até os dias atuais, vivemos sempre sob o domínio do medo, seja externa ou interiormente. 
Hoje o mundo vê consternado guerras cada vez mais sangrentas, e em alguns a entrada de outros parceiros que muitas vezes nada tem com os beligerantes. E em outras um dos lados avisa que se outros países ajudarem ao ofendido eles usarão a força nuclear para parar a   investida de ajuda ao mais fraco, ou ofendido.
E o salmo 66 nos seus primeiros 12 versículos relacionam-se com a nação judaica, mas também alcançam o mundo. Seus primeiros quatro versículos é um chamado ao louvor, o salmista se refere a todos de uma só vez ao proferir o chamado e apresentar as devidas palavras para a expressão do verdadeiro louvor. E ele nos convoca para: Louvar Diariamente: Comece cada dia louvando a Deus. Reconheça Suas maravilhas e poder em sua vida. Testemunhe: Compartilhe com outros sobre as grandes coisas que Deus fez. Isso fortalece sua fé e inspira outras pessoas. Humildade: A lembrança da grandeza de Deus nos ajuda a manter a humildade, reconhecendo que tudo vem Dele.
Se o mundo começasse a olhar com sinceridade para Deus, e passasse a viver segundo suas orientações, muitas guerras seriam evitadas, e muitos governos olhariam com diferença generosa para seu povo, procurando servir ao povo e não se servir do povo. Muitos governantes buscariam entregar ao povo uma vida melhor, onde a saúde, a educação e a segurança seriam a base que sustentaria de forma efetiva a vida de todos. Muitas vezes criamos como diz o nosso atual governo “narrativas” para vender uma idéia que é nossa e não do coração de Deus para o povo. Daí o salmista escrever aclamem a Deus, todas as terras! Cantem louvores à glória do seu nome, deem glória ao seu louvor.
E nos versículos de restantes de 5 ao 12, poderíamos titulá-lo como O testemunho da história, pois os acontecimentos do êxodo do Egito e a primeira história de Israel foram suficientemente notáveis para despertar o louvor a Deus pelos povos da terra. Evidências mais recentes de livramento também estão incluídas para justificar este chamamento universal para o louvor. 
Quando entregamos a condução do País e a nossa vida ao Senhor para sua orientação segura, que é para o qual fomos criados, todo o povo sente-se bem, pois a dinâmica é diferente, não ficamos à procura de culpados ou de ofensores, não ficamos imaginamos como ofender nosso próximo, pois segundo a Lei divina, devemos amar ao próximo como a si mesmo, daí que criamos algumas coisa tais como: Resiliência: Confie que Deus está usando os desafios para fortalecer seu caráter e fé. Esperança na Libertação: Tenha esperança de que Deus o trará a um "lugar de abundância" após a prova. Ele é fiel para resgatar e restaurar. Obediência: Reconheça a autoridade de Deus sobre sua vida e busque obedecer a Seus mandamentos.
Como dissemos no início estamos nos aproximando do Natal, e podemos mudar nossas atitudes e nosso comportamento, para que primeiro nossa casa seja diferente, depois alcançaremos a nossa rua, depois nosso bairro, nossa cidade, até que nossa atitude modifique nosso País. E tudo isso começa com uma simples palavra, Fé, que se torna viva e eficaz, e nos leva para o segundo passo, a Oração com confiança, com sinceridade de coração. Faça um propósito de começar a mudar o mundo, pois a Bíblia nos ensina na carta de Tiago capítulo 5, versículo 16: “Confessai as vossas culpas uns aos outros e orai uns pelos outros, para que sareis; a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos”.  Eu creio! Shalom.