Para contribuir com o desenvolvimento da comunidade, incentivando o protagonismo das novas gerações, a Copacol desenvolve anualmente o CooperJovem, com apoio das secretarias municipais de Educação e do Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo).
CLIQUE AQUI E RECEBA NOTÍCIAS DO GOIONEWS EM SEU WHATSAPP
.
CLIQUE AQUI E SIGA O GOIONEWS NO INSTAGRAM
A estudante de Goioerê, Ana Luiza de Lima de Oliveira, foi um dos destaques do programa CooperJovem da Copacol. Ana Luiza ficou com a primeira colocação no concurso de redação e garantiu uma bicicleta como premiação. A estudante foi orientada pela professora Terezinha Aguilera.
Estudantes dos 4° e 5° anos das escolas de Goioerê, Nova Aurora, Iracema do Oeste e Formosa do Oeste participaram de atividades de recreação na quarta e quinta-feira, em Cafelândia, com a participação de 558 crianças envolvidas no CooperJovem.
O encerramento contou com muita música, guloseimas e brinquedos infláveis. “A Cooperativa tem uma responsabilidade de desenvolvimento social com a comunidade. E o CooperJovem é um exemplo de sucesso na conscientização desta nova geração. Essas crianças são o futuro da Copacol, seja como colaborador ou cooperado”, afirma o diretor-vice-presidente da Copacol, James Fernando de Morais.
Como parte das atividades desenvolvidas ao longo do ano, após conhecer a fundo o significado do cooperativismo, os estudantes escreveram uma redação sobre o desenvolvimento gerado pela Copacol. Cada texto passou por bancas de avaliação onde foram analisados critérios como criatividade, coerência, originalidade, clareza, sequência de ideias e vocabulário. Cada município teve uma redação destaque na categoria infantil. Como reconhecimento, os alunos que tiveram a maior avaliação recebem uma bicicleta.
As professoras dos alunos premiados também ganham um presente especial: o jogo de café completo da grife Copacol. “As crianças amam o CooperJovem. Durante todo o ano, são trabalhados com eles pontos fundamentais para o desenvolvimento do sentimento cooperativista. O concurso de redação desperta nas crianças o hábito pela leitura e escrita, fortalecendo a importância deles para a sociedade”, afirma a coordenadora de Projetos Sociais da Copacol, Gislaine Pontes Fernandes.
PREMIADOS - De Goioerê, a vencedora foi a aluna Ana Luiza de Lima de Oliveira (professora Terezinha Aguilera); de Formosa do Oeste, a aluna vencedora foi Milena Felipe (professora Elis Reginna); de Iracema do Oeste, a vencedora foi Maysa Alves da Silva (professora Silmara Fernandes de Carvalho); de Nova Aurora, o vencedor foi Gabriel Boneto Cassimiro (professora Neuzeli Pascoato). “Foi uma grande surpresa e estou muito feliz em ser premiada. A professora me incentivou e me ajudou muito, e todo o nosso esforço valeu a pena”, descreve Milena Felipe, ganhadora no município de Formosa do Oeste.
ESCOLAS PARTICIPANTES - Participaram do Programa CooperJovem neste ano as escolas: Santos Dumont, Eugênio Mezzon, Fernando Esser, Custódia Colbalcho Tragueta e José Henrique da Silva (Nova Aurora); Professora Aparecida Rodrigues Caneloz (Iracema do Oeste); Nilza de Oliveira Pipino (Formosa do Oeste); Jardim Primavera, Cecília Meireles, Liduína Alves Gondim Primo, Ladislau Chicórski, Monteiro Lobato, Doutor Daniel Portela, José Jesus Cavalcante e Onive dos Santos (Goioerê).