terça-feira, 12 de novembro de 2024
DESTAQUE GOIOERENSE

Alunos de Engenharia de Produção da UEM em Goioerê selecionados para artigo científico na Europa

04/11/2024
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Sara Yumi Shiramizu, Luiz Antonio de Carvalho Junior, alunos do 5º ano do curso de Engenharia de Produção no Câmpus Regional de Goioerê da UEM, tiveram artigo aprovado, junto com os professores Mario Henrique Callefi e Matthias Thürer, da Alemanha, e Syntia Lemos Cotrim (professora de pós-graduação em Engenharia de Produção - Maringá) e Lucas Daniel Del Rosso Calache (professor da Unesp), tiveram artigo aprovado para ser apresentado em um evento internacional, a ser realizado na cidade de Praga, capital da República Tcheca.


CLIQUE AQUI E RECEBA NOTÍCIAS DO GOIONEWS EM SEU WHATSAPP

.
CLIQUE AQUI E SIGA O GOIONEWS NO INSTAGRAM

Os pesquisadores investigaram as barreiras à adoção de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no transporte rodoviário de cargas, um setor onde a eficiência operacional é crucial. Foi utilizada uma abordagem de métodos mistos, compreendendo uma Revisão Sistemática da Literatura, o Método Fuzzy Delphi e o Método Best and Worst, para avaliar essas barreiras. 


No estudo, cinco principais obstáculos foram identificados: falta de apoio da alta gestão e de investidores, resistência à mudança, ausência de incentivos econômicos e políticos, incertezas quanto ao retorno sobre o investimento e altos custos de investimento em tecnologia. 


A barreira mais significativa foi a falta de apoio da alta gestão, que influenciou decisões estratégicas e de investimento. Teoricamente, a pesquisa aprofunda a compreensão das barreiras à adoção de tecnologia no transporte rodoviário de cargas, oferecendo insights para aplicações acadêmicas e práticas futuras. Do ponto de vista gerencial, este estudo oferece insights para melhorar as estratégias de adoção de TIC, aumentando a eficiência e a competitividade do setor.


O artigo científico será apresentado na 6ª Conferência Internacional sobre Indústria 4.0 e Manufatura Inteligente (ISM), um fórum aberto anualmente, que promove a cultura inteligente e explora o impacto transformador das tecnologias digitais que caracterizam a 4ª revolução industrial em toda a amplitude dos setores econômicos.


O professor José Celso Oliveira dos Santos, coordenador de graduação do curso de Engenharia de Produção – UEM/CRG, vê como grande entusiasmo as  realizações de projetos de pesquisas, desenvolvidos no âmbito da vivência acadêmica, “pois permitem ampliar os conhecimentos de nossos acadêmicos/as para ambientes corporativos, acostumados à desafios e inovações tecnológicas, e isso mostra o quanto estão cada vez mais engajados para seu futuro pessoal e profissional”.