sexta-feira, 13 de dezembro de 2024
CRÔNICA

Maratona de Oração

11/08/2024
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Pr. Pedro R. Artigas
Igreja Metodista


Há 11 anos atrás foi aprovada em nossa Câmara Municipal um projeto que instituiu no Município o dia da Maratona de Oração. A Lei que foi proposta pelo vereador Ibrain Andrade Correa, separa um dia para que todas as Igrejas Cristãs do município se reúnam para orar a Deus pelo desenvolvimento e pela diminuição da violência e das drogas que infelizmente hoje se faz presente na cidade e em todo país. 
Esse projeto busca também uma maior inteiração entre as diversas denominações da Religião de Cristo. Todas as Igrejas foram convidadas e oito responderam ao convite, sendo cinco Igrejas Evangélicas e três Igrejas Católicas Romanas. 
Este evento nos faz lembrar a parábola do semeador escrita no Evangelho de Marcos capítulo 4, versículos de 3 a 9. E conta que um semeador saiu a semear e uma parte das sementes que ele semeava caiu à beira do caminho e vieram as aves e a comeram. Uma outra parte caiu em solo rochoso, e logo nasceu, visto que a terra era pouca e saindo o sol a queimou, e por ser ainda muito nova e não tendo raízes secou-se totalmente. Outras caíram entre os espinhos e os espinhos cresceram e a sufocaram, e a planta nascida não conseguiu frutificar. Mas algumas caíram em solo bom e deram frutos que vingaram e cresceram e produziram a trinta, a sessenta e a cem por um.
Em nosso caso o semeador são as igrejas que atenderam ao convite e se prontificaram a sair e semear a boa semente, sabemos que muitas sementes à semelhança da parábola contada por Jesus também cairão em diversos terrenos, que é nosso coração, e ouvirão a Palavra mas por estarem com mágoas ou amarguras serão infelizmente presa fácil e morrerão a beira do caminho. Outras poderão nascer mas por estarem muito comprometidas com seus afazeres seculares virão infelizmente a morrer. Outras ainda como diz a Palavra por diversas motivos serão aquelas que cairão entre os espinhos, crescerão, mas não terão frutos, por fim teremos as sementes que cairão em terreno fértil e essas produzirão muitos frutos. 
Mas é obrigação do semeador sair a semear, tal como agora acontece em nossa cidade quando todos estão preocupados com a semeadura, e todos os que saíram para semear jogaram a semente na terra e como falou Jesus no mesmo capítulo do Evangelho de Marcos mas em outra parábola, no mesmo capítulo, versículo 27, diz “depois dormisse e se levantasse, de noite e de dia, e a semente germinasse e crescesse, não sabendo ele como”. Assim somos os que sairemos para semear, pois nunca saberemos em qual terra a semente vai cair, todos nós esperamos que ela caia em solo fértil, e cresça e dê muitos frutos. Por isso é que estamos nos reunindo para semear a boa semente do Evangelho, dos dias 13 de outubro até o dia 8 de dezembro, semearemos e depois vamos esperar a semente crescer e frutificar para honra e glória de Deus.
Essa crônica escrevi na semana da aprovação da Lei em outubro de 2013, de lá para cá muita coisa mudou, aos poucos o programa foi perdendo atenção por falta de recursos, que estavam aprovisionados no projeto aprovado, até que há alguns anos foi totalmente esquecido. Este ano uma chama nova brilhou, e na Igreja Assembleia de Deus foi realizado um culto de Ações de Graça pelos 69 anos de Goioerê, e também pedido pelo seu progresso e sua população. Sabemos que Deus tem para todos nós um grande projeto de vida, pois Seu amor é imenso e maravilhoso, mas se nós não O buscarmos seremos como os filhos que mesmo amando seus pais, os esquecem e não os visitam. 
Neste aniversário de nossa cidade, aproveite a festa, mas não esqueça que o nosso Pai Celeste espera a mesma disposição e entusiasmo para com ele. Pense nisto neste ano de eleições, onde a orientação de Deus deve ser procurada. Shalom.