quarta-feira, 20 de novembro de 2024
CRÔNICA

A verdadeira amizade

04/08/2024
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Pr. Pedro R. Artigas
Igreja Metodista


Apesar desta sexta feira dia 26 de julho ser o dia consagrado aos avós, a quem quero parabenizar, pois ser avô é o sentido mais puro do amor. Quem tem neto é uma pessoa feliz, pois no neto ele se vê pai novamente. Quero explicar que ao usar o substantivo masculino de avô ou neto, estou expressando o ser humano, não o gênero. Daí que o texto bíblico de Provérbios capítulo 17, versículo 6 fala claramente isso: “Os filhos dos filhos são uma coroa para os idosos, e os pais são o orgulho dos seus filhos”.
Ao falar de avós me vem a mente a amizade, e o texto de Provérbios capítulo 17, versículo 17, ensina um fato muito verdadeiro: “O amigo ama em todos os momentos; e na angústia nasce o irmão”.
Um amigo verdadeiro está presente não apenas nos momentos bons, mas também nas situações desafiadoras, tornando-se como um irmão. O verdadeiro amigo é aquele que nos orienta, e fala a verdade mesmo quando ela é dolorosa. Ser amigo é também ser quase um irmão, pois sua intimidade e conhecimento nos ajuda a melhorar nossa vida. Suas palavras não são lisonjas, como também não é somente nos momentos de alegria e de festa, mas de vivencia sempre e busca nos indicar os melhores caminhos para se trilhar.
Quando olhamos novamente para o texto bíblico ainda no livro de provérbios capítulo 18, versículo 24, a palavra de Salomão nos dá essa realidade: “Quem tem muitos amigos pode chegar à ruína, mas existe amigo mais apegado que um irmão”. Veja que novamente o rei termina a frase com “amigo mais apegado que um irmão”. Mostra que o amigo verdadeiro sempre está junto para caminhar conosco por todos os momentos que passamos. São amigos que duram a vida inteira e não somente enquanto temos o que gastar ou ajudar. 
E este versículo do capítulo 18, nos dá um direcionamento. Ele aponta para duas formas de amizade: a movida por interesses e a verdadeira, baseada no amor, fidelidade e respeito mútuo. Aqui estão alguns pontos-chave:
Escolha cuidadosamente seus amigos: O versículo nos lembra que nem todas as amizades duram. Devemos discernir quem são nossos verdadeiros amigos, aqueles que nos impulsionam em direção ao bem e à fé. Assim como Jesus tinha círculos de amizades bem definidos, devemos também escolher com sabedoria aqueles que realmente importam em nossa jornada.
Amigos verdadeiros são raros: Ter muitos amigos pode levar à ruína, mas um amigo verdadeiro é mais apegado que um irmão. Essa amizade genuína é baseada em amor e fidelidade, indo além de interesses superficiais. Jesus é o exemplo supremo disso, amando-nos mais do que um irmão e sendo gentil conosco.
Portanto, valorize os amigos verdadeiros e busque cultivar relacionamentos que edifiquem sua vida e sua fé. E aqui agora faço um paralelo entre os nossos melhores amigos, nossos primeiros melhores amigos são nossos pais que nos educam, advertem, ensinam a caminhar para a vida. E após eles nossos segundo melhores amigos são os nossos avós, que pela sabedoria adquirida no caminhar da vida têm muito a nos oferecer. Suas palavras são sempre cheias de conhecimento, pois já trilharam o caminho que vamos iniciar. Suas ações nos mostram que um sorriso, um cumprimento, um muito obrigado, é sempre melhor e mais saudável que uma contenda por pouca coisa. 
Dessa maneira volto a repetir o que falei acima, Jesus é o exemplo supremo disso, amando-nos mais do que um irmão e sendo gentil conosco. Pense nisso. Shalom.