A colheita da safrinha de milho já está praticamente finalizada em Goioerê, no Paraná, restando apenas os 'acabamentos'. As informações são do presidente do Sindicato Rural local, Airton Gonçalves.
CLIQUE AQUI E RECEBA NOTÍCIAS DO GOIONEWS EM SEU WHATSAPP
Ele explica que o plantio foi escalonado, e quem plantou mais cedo e colheu no início de junho, teve boa produtividade, em média de 100 a 120 sacas por hectare; já quem plantou cerca de 20 dias depois desta primeira fase colheu, em média, 60 a 80 sacas por hectare, e os mais tardios ficaram com média entre 40 a 50 sacas por hectare.
De maneira geral, o Município deve ter uma média de produtividade na casa das 70 a 73 sacas por hectare, uma quebra estimada de 40% em relação à safra anterior, conforme aponta Gonçalves.
O motivo para a perda foi uma estiagem de cerca de 60 dias, interrompida na metade por um breve período chuvoso. "Isso atrapalhou o desenvolvimento do milho e até encurtou o ciclo. Estamos colhendo mais cedo do que o normal", disse.
Ainda segundo a liderança, aqueles produtores que não conseguiram atingir uma produtividade de cerca de 80 sacas por hectare, com o milho sendo comercializado a R$ 48,00 a saca, não vão conseguir fechar a conta.
CLIQUE ABAIXO E ASSISTA À ENTREVISTA DE AIRTON GONÇALVES