
Foram entregues nesta sexta-feira, 20 de setembro, os troféus para sete instituições de ensino vencedoras da primeira edição do Prêmio Sinepe de Práticas Inovadoras em Educação 2019. A premiação foi disputada nas categorias Educação Infantil, Séries Iniciais, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Superior e direcionadas para projetos que mais impactaram no processo de ensino e aprendizagem.
Na categoria Ensino Médio, o primeiro lugar ficou com o Colégio Novo Mundo, de Goioerê, com o projeto “Recital Litero-Musical – Século XX”, coordenado pelo professor Adauto Mazonas. O Colégio Axia ficou com o segundo e terceiros lugares, respectivamente, com os projetos “Arraiaxia” e “Adolescer”.
A conquista foi muito comemorada pelo Colégio Novo Mundo e a diretora Jaqueline Hilgert parabenizou a todos os envolvidos, frisando que são projetos como este que fazem a diferença o processo de ensino-aprendizagem.
A comissão julgadora do prêmio foi composta por Alan Rogerio Gaitarosso, Diretor Executivo do Instituto Cultural Ingá; Ana Carolina Ebenau, Co-Fundadora da Orbital Aceleradora; Ana Cláudia Pirajá Bandeira, Presidente da OAB-Subseção Maringá; Claudia Marchetti Michiura, Superintendente do Shopping Maringá Park; Daniela Alessandra Rufato, servidora do Núcleo Regional de Educação; Debora de Mello Gonçales Sant’anna, Pró-Reitora de extensão e Cultura da UEM; Edson Luiz Pereira, Gerente do Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria de Cultura de Maringá; Giuliana Maria Delfino Pinheiro Lenza, Presidente do Observatório Social de Maringá; Juliana Afonso Franco, Diretora do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá; Leila Pêssoa da Costa, Pró-Reitora de Ensino da UEM; Luciano Pereira dos Santos, Chefe do Núcleo Regional de Educação de Maringá; e Luiz Carlos da Silva, Gerente Regional do Sebrae Maringá.
O presidente do Sinepe, José Carlos Barbieri, destacou que as escolas privadas geram 2,5 milhões de empregos diretos e atendem mais de 15 milhões de alunos. “Hoje o Estado nos vê como peça fundamental do desenvolvimento. Por isso, surgiu a ideia de reproduzir as práticas inovadoras em educação. Temos que escrever, registrar nossas práticas, mostrar nossos projetos de qualidade, dando voz a professores e alunos”.
Entre os jurados, Alan Gaitorosso disse que ficou “impressionado” com o nível dos trabalhos apresentados no Prêmio Práticas Inovadoras. Claudia Michiura também elogiou a qualidade dos projetos e comentou que foi uma honra conhecer ações tão inovadoras. O gerente do Sebrae, Luiz Carlos da Silva afirmou que avaliou projetos de “altíssima qualidade” e que, mais importante do que o prêmio “é a possibilidade que as escolas têm de compartilhar suas práticas inovadoras”.
Os temas propostos estão relacionados à inovação em Sustentabilidade, em Impacto Social sobre os aspectos da saúde, trânsito e inclusão; em Destaque das Atividades Regionais – Cultura/Arte e Atividades Econômicas; Pedagógica; na Relação Família e Escola; e em Gestão Educacional.
A organização foi realizada pelo próprio Sinepe em parceria com a Bariani & Goya Educação, administrada pelas professoras Silvia Goya e Lélia Bariani. A entrega da premiação foi feita na Unicesumar.
.
VENCEDORES
.
Educação Infantil
1º lugar - Escola Saint Helena
2º lugar - Escola Tuiuti
3º lugar - Colégio São Francisco Xavier
.
Ensino Fundamental
1º lugar - Escola Tuiuti
2º lugar - Escola Tuiuti
.
Ensino Médio
1º lugar - Colégio Novo Mundo
2º lugar - Colégio Axia
3º lugar - Colégio Axia
.
Ensino Superior
1º lugar - UniFCV
2º lugar- Unicesumar
3º lugar – UniFCV (dois projetos)
.