Pr. Pedro R. Artigas
Igreja Metodista
Vivemos em período de grande apreensão com todas as coisas ao nosso redor. Olhamos para a política de nosso País e vemos acontecimentos que nos afetam de maneira muito forte, a violência que nos cerca aumenta de forma desmedida, e se fossemos enumerar todas as coisas que nos têm chegado escreveríamos um livro de milhares de páginas.
Então nossos olhos voltam-se para o texto Bíblico e ali encontramos no capítulo 4 do evangelho de Mateus, quando Jesus está para iniciar seu ministério sua primeira grande provação, logo após seu batismo ele é levado pelo Espírito ao deserto e permanece durante 40 dias e 40 noites em jejum, e em conversa com o Pai. Creio que Jesus sendo filho Unigênito de Deus não necessitaria desse tormento, mas como humano, para se santificar ao ministério sim, havia necessidade. E esse momento nos ensina uma grande lição para nossas vidas. E o versículo 4 deve ser para nós um dos grandes ensinos, vejamos o texto: “Jesus respondeu: "Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’".
Essa resposta de Jesus revela Sua firmeza espiritual e Sua dependência total em Deus. Ele rejeita a oferta de transformar pedras em pães, enfatizando que a vida não é apenas sobre necessidades físicas, mas também sobre a Palavra de Deus. É um lembrete poderoso de que nossa vida espiritual é tão essencial quanto nossas necessidades materiais. Nos lembra que nossa vida espiritual é fundamental e que não devemos negligenciá-la em favor das necessidades materiais. Assim como precisamos de alimento para o corpo, também precisamos da Palavra de Deus para nutrir nossa alma e espírito. É uma bela reflexão sobre equilíbrio e prioridades.
Encontramos neste texto uma maravilhosa lição para nossa vida diária. E a primeira delas é que devemos resistir às tentações: Assim como Jesus enfrentou tentações no deserto, nós também enfrentamos desafios diários que testam nossa fé e compromisso com Deus.
A segunda ênfase é depender da Palavra de Deus: Jesus respondeu a cada tentação com citações das Escrituras. Para que possamos depender da Palavra é necessário que a conheçamos, e para tanto é imprescindível estudá-la e meditar sobre os efeitos dela para nossa vida.
Nossa terceira ênfase é orar e buscar comunhão com Deus: Jesus também nos ensina a importância da oração e da comunhão com Deus. Quando enfrentamos desafios, devemos buscar Sua orientação e força. Muitas vezes em nossa caminhada acreditamos que pelas nossas forças iremos vencer os obstáculos que aprecem a nossa frente, e aí é vemos o quanto somos fracos e sentimos nossa dificuldade em prever os acontecimentos, mas se temos comunhão íntima com Deus, sentiremos que por maiores que sejam os problemas eles irão ser resolvidos de maneira muito mais prática e rápida.
Nossa última ênfase é humildade e obediência: Jesus demonstrou humildade e obediência ao recusar as ofertas de Satanás. Devemos seguir Seu exemplo, confiando em Deus e obedecendo aos Seus mandamentos. O nosso maior problema é a humildade, acreditamos que essa palavra nos leva a sermos pessoas sem expressão, não conseguimos ver a humildade como algo positivo e que deve ser cultivado dentro de nós, para que tenhamos vitória no mundo espiritual. Jesus nos ensina que sendo Filho de Deus, sempre venceu o mundo com humildade, nunca com arrogância, e esse creio é o ponto mais difícil que enfrentaremos em nossa caminhada.
Pense nisso e analise como está sua vida frente aos problemas que tem enfrentado. Você tem tido mais vitórias e alegrias que derrotas e tristeza? Se a segunda parte for o que você tem passado, procure criar um vínculo com o Senhor Jesus, mas tenha em mente as necessidades desse vínculo que são: a obediência a sua palavra, o estudo e conhecimento e por último a intimidade com Ele, como Ele tem com o Pai. Shalom.