sexta-feira, 20 de setembro de 2024
CRÔNICA

Vir a Jesus

05/07/2024
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Vir a Jesus

 

Pr. Pedro R. Artigas

Igreja Metodista

 

Se existe algo mais difícil nos dias de hoje é encontrar paz. Se pensarmos na correria do dia a dia, nos problemas que encontramos pela frente, pelas memórias aflitivas que muitas vezes carregamos conosco, veremos que parece que a paz está cada vez mais distante.

A medida que crescemos olhamos para o futuro de nossas vidas muitas vezes não vemos como vencer as barreiras que o mundo nos impõem. Então muitos ficam pelas beiras do caminho, sem coragem de enfrentar os obstáculos e culpam a todos pelo fracasso.

Outros apesar de batalharem com força tem a impressão que não conseguem sair do lugar, e as promoções dentro do trabalho vão se distanciando, outros acreditam que se pisarem nos colegas mais cedo serão recompensados, e se frustram por que nunca acontece o que planejaram. E no meio do caminho vão encontrando a desilusão, a traição, a derrota, a separação de entes queridos e amados, e se vai enfraquecendo, e a vida se torna amarga, nosso semblante mostra nossa derrota na guerra pelo sucesso profissional, pelo sucesso familiar, vai-se tornando uma sombra que caminha sem que ninguém preste a atenção.

Mas se antes que estas cosias aconteçam, pararmos e olharmos para cima veremos que existe uma solução à frente, e ela se encontra no livro sagrado no evangelho de Mateus no capítulo 11, versículo 28 onde Jesus diz com todas as letras: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso”. Pode parecer uma frase solta sem muito sentido, mas ela encerra uma grande oportunidade para a vida.

Senão vejamos, esse texto de Mateus é profundamente reconfortante e oferece esperança a todos que enfrentam adversidades e fardos pesados. Jesus diz: vinde a mim, traga seu cansaço, sua desilusão e todas as suas derrotas, físicas, mentais e espirituais, que eu lhe darei descanso.

 Analisando essas palavras podemos ver alguns pontos-chave desse ensinamento: Convite de Jesus: Jesus nos convida a nos aproximarmos dele. Não se trata de religião, doutrina ou moralidade, mas de um encontro pessoal com Cristo. Ele nos chama para confiar nele e entregar nossas cargas a ele. Em outras palavras devemos  tirar um tempo para nos aproximarmos de Deus em oração e reflexão. Confie que Jesus está disposto a ouvir suas preocupações e fardos.

Experiência com Cristo: Quando nos aproximamos de Jesus, encontramos alívio. Ele promete aliviar nossos fardos. Se estamos cansados, sobrecarregados pelo pecado ou pelo legalismo, Jesus oferece descanso verdadeiro. Identifique os fardos que você está carregando: preocupações, medos, ansiedades, e tantos outros. Ore e entregue esses fardos a Jesus. Peça a ele que alivie o peso.

O jugo suave e o fardo leve: Jesus não nos impõe um jugo pesado. Pelo contrário, ele nos oferece um jugo suave e um fardo leve. Seguir a Cristo não é uma carga opressiva, mas uma jornada de paz e descanso. Lembre-se de que seguir a Cristo não é apenas sobre fazer coisas, mas também sobre descansar nele. Busque momentos de quietude e meditação na Palavra de Deus.

Compartilhe com outros: Compartilhe suas lutas com amigos de confiança ou líderes espirituais.

Às vezes, o alívio vem quando compartilhamos nossos fardos com outros.

Pratique o amor e a compaixão: Siga o exemplo de Jesus, que cuidava dos cansados e oprimidos.

Seja gentil consigo mesmo e com os outros.

Lembre-se de que aplicar essas palavras não significa que todos os seus problemas desaparecerão magicamente, mas você encontrará força e esperança para enfrentá-los com fé.

E todos os nossos problemas e frustrações serão resolvidos pois nossa mente agora estará direcionada para outro rumo, que sozinhos não conseguiremos mudar. Venha experimentar uma nova sensação de vida, e tenha esperança na vitória da fé em sua vida. Shalom.