terça-feira, 2 de julho de 2024
CRÔNICA

O Espírito que nos orienta

10/05/2024
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Pr. Pedro R. Artigas
Igreja Metodista


Chegamos ao final do período pós Ressurreição, tempo de reflexão de estudo para melhor entendimento da Palavra de Deus em nossas vidas. E na palavra de hoje vemos que a pregação do apóstolo Paulo não se baseava em sabedoria humana, mas sim na demonstração do poder do Espírito Santo. Ele queria que a fé dos coríntios não dependesse da sabedoria dos homens, mas sim do poder de Deus. É uma mensagem poderosa sobre a confiança na obra divina. 
Assim como tempo do apóstolo Paulo e nos evangelizadores que saíram de Jerusalém após o martírio de Estevão, nós precisamos nos conscientizar da beleza do Evangelho e como ele pode nos alcançar. Se buscarmos uma orientação poderemos ver que o salmo 126, nos relata a graça preciosa de Deus ao seu povo, ele foi escrito após o exílio babilônico, quando os israelitas retornaram a Sião (Jerusalém) após 70 anos de cativeiro na Babilônia. Eles haviam experimentado sofrimento, tristeza e separação de sua terra natal daí declararem no versículo 2: “Então a nossa boca encheu-se de riso, e a nossa língua de cantos de alegria. Até nas outras nações se dizia: "O Senhor fez coisas grandiosas por este povo", e completam no versículo 6: “Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes”. No caso dos evangelistas que saíram de Jerusalém também haviam experimentado o sofrimento. Estevão havia sido morto por pregar a Palavra de Salvação ao povo judeu, e o fariseu Saulo que havia autorizado sua morte, é também o maior perseguidor da nascente religião.
Mas como em toda Palavra Divina, vemos que o perseguidor vem a se tornar também perseguido pela mesma Palavra e a leva a muitos novos rincões da Europa e da Asia, e é aqui nesse contexto que sua primeira carta aos Coríntios se encaixa.
Paulo procura mostrar que o Espirito Santo é muito maior que a sabedoria humana, que ele mesmo procurara durante anos, até encontrar a verdadeira fé. Daí que ele escreve aos Coríntios e lhes diz em 1 Carta aos Coríntios capítulo 2, versículos 4 e 5: “Minha mensagem e minha pregação não consistiram de palavras persuasivas de sabedoria, mas consistiram de demonstração do poder do Espírito, para que a fé que vocês têm não se baseasse na sabedoria humana, mas no poder de Deus”.
Apesar de hoje, vivermos no hedonismo e na busca da sabedoria, a Palavra do Senhor continua tão válida e tão atual como no tempo dos evangelistas e do Apóstolo Paulo. Sem o Espírito não poderíamos crer. Não podemos imaginar que é possível provar a verdade do cristianismo por nossos próprios argumentos. Ninguém pode provar a verdade do cristianismo a não ser pelo Espírito Santo, por sua obra poderosa em renovar o coração endurecido. 
Se observarmos a construção da palavra de Paulo veremos que ele procura demonstrar que sua palavra em particular e a sua pregação em público não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria humana, que era o que acontecia no Areópago de Corinto onde os filósofos traziam suas palavras cheias de sabedoria humana. Como nos fala o próprio apóstolo, como a que os sábios do mundo usam. Mas procurei trazer-vos uma demonstração do Espírito Santo e de poder, com todo aquele tipo poderoso de demonstração que flui do Espirito Santo, que trabalha na consciência com a luz mais convincente e a evidência mais persuasiva.
E ele completa no versículo 5, para que a fé que vocês têm não seja edificada sobre o poder ou a sabedoria humana, mas no conhecimento e no poder de Deus. Pode parecer contraditório quando ele declara que transmitimos sabedoria, a mais verdadeira e excelente sabedoria. Se olharmos mais profundamente sua palavra, veremos que ele aqui está dizendo que a sabedoria ensinada é na verdade a doutrina cristã,. Hoje precisamos de homens e mulheres que transmitam essa palavra, ou melhor, essa sabedoria com muito amor, sob inspiração do Espírito Santo, e mude corações para o Cristo ressurreto e Vivo entre nós. Shalom.