quarta-feira, 8 de maio de 2024
CRÔNICA

Ser santo

26/04/2024
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Pr. Pedro R. Artigas
Igreja Metodista


Interessante como é difícil às vezes entender o que realmente o texto bíblico está nos dizendo. Gostamos de entendê-lo da maneira mais fácil e sem que tenhamos realmente de tomar uma atitude com relação a nossa vida.
Assim é com o texto de Pedro no tocante a ser santo em sua Primeira Carta no capítulo 1, versículos 14 e 15: “Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância. Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem”.
Creio que todos nós sabemos bem essa passagem e procuramos de certa forma aplicá-lo ao outro, não a nós. É aí que então precisamos entender o que o apóstolo está falando e para isso precisamos da ajuda do versículo anterior, devemos ser santos em todo o nosso procedimento.
Vejamos então o versículo 13, que nos recomenda uma mudança, ou melhor uma transformação de nossa vida e diz: “Portanto, estejam com a mente preparada, prontos para a ação; sejam sóbrios e coloquem toda a esperança na graça que lhes será dada quando Jesus Cristo for revelado”.
Para ser santo é necessário que entendamos alguns adjetivos que podemos também chamar de substantivos, e que o apóstolo Paulo relata em sua carta aos Gálatas como humildade, domínio próprio, bondade, alegria e outros. Se olharmos para a doutrina ensinada por Jesus este é o caminho para a perfeição cristã. Ou seja, algo que em outras palavras chamamos de santificação.
Nesse mesmo caminho gosto de olhar para os santos católicos, foram homens e mulheres que tiveram imperfeições, em alguns momentos se comportaram até mais rudemente que nós, mas obtiveram esse status devido ao comprometimento que tiveram com sua igreja e demonstraram a humildade, a bondade e o interesse pelas outras pessoas. Poderia citar por exemplo o santo mais querido da Igreja, Francisco, ou dentro das lides evangélicas o famoso rei Davi, que todos sabemos teve vida tumultuada, mas mesmo assim foi o caminho para a vinda de Cristo.
Esses fatores é que nos levam a repensar nossas atitudes perante todo o mundo externo, o mundo fora das paredes da Igreja e onde temos de atuar como somos na verdade. Encontramos diversas passagens no texto bíblico que enfatizam a necessidade de santidade. No livro de Salmos 30, versículo 4: “Cantem louvores ao Senhor, vocês, os seus fiéis; louvem o seu santo nome. diz que devemos cantar e louvar o seu santo nome, e somente aqueles que está em santidade consegue cantar louvores ao Altíssimo. No livro de Levíticos, capítulo 11, versículo 45 o próprio Deus fala ao povo a necessidade ser santo, vejamos o texto: “Eu sou o Senhor que os tirou da terra do Egito para ser o seu Deus; por isso, sejam santos, porque eu sou santo”. Essa palavra nos remete segundo os estudiosos a que não nos rendamos ou nos acheguemos ao que o mundo faz.  A advertência sereis santos porque eu sou santo, era e podemos dizer ainda hoje para o povo reconhecer a diferença entre o sagrado e o profano. Devemos viver vidas de acordo com o código de santidade.
Terminando, Deus nos convoca a vivermos sob sua orientação direta e que nosso comportamento perante todo mundo ou sociedade, deve ser de diferença, de realmente mostrar que nosso reino não é deste mundo, apesar de estarmos nele. É não procurar ter as práticas usuais da sociedade, isto é, santificação é mostrar a Santidade de Deus, que o mundo busca com outros nomes ou lugares. Estamos chegando no 5º domingo após a Ressurreição, dentro de duas semanas Jesus estará sendo elevado ao céu, e a nossa responsabilidade de permanecer e nos santificar é a mesma dos tempos de Jesus. Shalom.