quinta-feira, 28 de março de 2024
AMOR EXIGENTE

O 7º Princípio Básico do Amor- Exigente é: Preparador

14/09/2019
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Tomar atitude precipita crise. Vamos nos preparar, não permitir abusos e desrespeitos e cuidar para que nossas atitudes sejam corretas e corajosas. Devemos assumir posições claras e bem definidas e ser firmes e perseverantes, sem nos omitir, nem delegar responsabilidades para terceiros.
Quando a família chega ao Grupo de Apoio, vem em busca de soluções imediatas que possam aliviar as suas dores, seus medos, suas culpas e, principalmente, todas as dificuldades que a Dependência Química e o Alcoolismo geram dentro da família.
A proposta de Amor-Exigente, na sua sabedoria, entende que a família não está pronta para fazer mudanças, tomar decisões e agir, por isso, durante 6 meses (do Primeiro ao Sexto Princípio), o Amor-Exigente “cuida” e “prepara” a família para resgatar valores e recursos (emocionais, físicos e financeiros), mudar comportamentos e assumir posições claras e definidas. Só então a família estará “pronta” para a Grande Virada na sua vida.
A Tomada de Atitude, que não cai do céu e não acontece da noite para o dia, é um processo complexo, que exige coragem, preparo, ação, orientação e apoio.
Eu considero o 7º Princípio Básico o mais difícil de ser vivenciado, porque a partir do momento em que chegamos ao Grupo de Apoio, tomamos conhecimento da nossa doença e da doença do outro; bem como as suas consequências, e por meio das partilhas é mostrado caminhos que nos enchem de Esperança, Fé e Coragem, rumo a uma vida com qualidade para todos. Diante disso, temos a RESPONSABILIDADE de assumir posições claras e definidas, sem medo, sem culpa, sem permissividade e facilitações… Realizando o que precisa ser feito, sem dó do outro ou de si mesmo. É somente por meio da ação que o Programa de Amor-Exigente se torna operante e eficaz.
Este texto é uma contribuição do grupo AMOR EXIGENTE-reuniões todas as terças-feiras ás 19h30min- Sala Monsenhor Francisco- Anexa à Paróquia Nossa Senhora das Candeias.
Venha fazer uma reprogramação da sua vida!!!!!