terça-feira, 16 de abril de 2024
PSICOLOGIA EM FOCO

SUICÍDIO MATERNO

14/09/2019
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Mais de um milhão de mortes, em todo o mundo, são causadas pelo suicídio. Obviamente, os motivos são diversos, mas o que muitas pessoas não sabem é que podem ser decorrentes da depressão na gravidez. Muito se fala sobre a depressão pós-parto, mas os casos ainda durante a gravidez também são alarmantes.
Essa doença atinge entre 10% a 20% das mulheres grávidas, sendo mais do que necessário o acompanhamento psicológico.
Todas as alterações hormonais, novas expectativas e medos são capazes de promover flutuações no humor da nova mamãe, provocando crises de choro e deixando-a a flor da pele.
Esses momentos são normais e não devem ser motivo de preocupação. Obviamente, algumas mulheres podem ser mais sensíveis que outras. No entanto, quando o estresse chega a tal ponto que passa a atrapalhar a rotina da pessoa, isso sim deve ser motivo de atenção, pois pode desencadear um quadro de depressão.
Mulheres que já apresentaram algum caso de depressão antes da gravidez, por exemplo, têm mais chances de desenvolver a doença durante a gestação. Outros fatores também podem ser determinantes, como problemas no casamento, dificuldades em relação às finanças e experiências traumáticas, como um aborto espontâneo em outra gravidez.
A probabilidade de desenvolver a doença também aumenta consideravelmente em casos de gravidez indesejada e de predisposição genética. Além disso, mulheres que estão aparentemente bem e satisfeitas com a vida que levam ou mesmo que planejaram ter um filho, também podem apresentar a depressão na gravidez.
Os sintomas da depressão na gravidez costumam se iniciar com problemas para se alimentar e para dormir, tanto em excesso quanto em falta.
A libido e a energia disponível também diminuem. Além disso, a mulher perder todo o prazer em realizar atividades cotidianas, mesmo as que lhe dão alegria. Por conta disso, começa a ter sentimentos de culpa, pânico e passam pela sua cabeça pensamentos sobre se matar.
É comum que as gestantes escondam esses sintomas, pois a gravidez é conhecida como um momento de imensa alegria. Então, o médico e, principalmente, os familiares não ficam sabendo da existência dos problemas.
Por conta disso, é comum que as mães não sigam as orientações do pré-natal, não durmam o suficiente e não se alimentam bem.

Fonte
https://hospitalsantamonica.com.br/depressao-na-gravidez-como-evitar-o-suicidio-materno/

Camila Lemes Alves
Psicóloga Clínica e Organizacional
Hipnose Clínica
CRP 08/12747
(44) 999706876