sexta-feira, 29 de março de 2024
CRÔNICA

Suicídio

14/09/2019
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Pr. Pedro R. Artigas
Igreja Metodista

Estamos no mês amarelo, mês da prevenção ao suicídio. Mas poderíamos perguntar qual a importância desse mês dentro do calendário da Saúde nacional? Hoje sabemos que o suicídio é uma das doenças que mais acomete o mundo. Se antes havia o pensamento que essa prática atingia somente os mais idosos devido ao isolamento, hoje sabemos que grande parte da população muitas vezes guarda dentro de si esse desejo.
Mas pôr que muitas pessoas desejam ou tiram suas vidas e não procuram ajuda para enfrentar esse momento angustiante da vida? O desejo suicida não acontece de um dia para o outro, é a soma de diversos eventos não curados que levam as pessoas a esse ato extremo. Um dos grandes problemas atuais é o uso indiscriminado das tecnologias, tais como o celular e o computador. São práticas, mas nos isolam do mundo. Fica-se por horas a fio nesses equipamentos e isolados de tudo e todos. Somos animais gregários, precisamos do contato físico com outras pessoas. E esse isolamento cria dentro das pessoas as doenças.
E essas doenças leva invariavelmente a enfermidades. Sempre procuro fazer a diferença entre doença e enfermidade porque, a doença é tratável, procura-se um médico e ele por sua experiencia receita o melhor tratamento. A enfermidade não tem causa aparente, é dentro de cada um de nós, poderia dizer que é a falta de contato que produz a enfermidade, pois uma caricatura dentro de uma rede social não traduz o que realmente sentimos. A expressão olho no olho, fala mais alto que inúmeros kkk ou heheh no celular, uma carinha triste estampada não identifica quanto se está gritando por socorro. E essa enfermidade produz a doença, que hoje infelizmente tomou conta de todas as gerações, a depressão.
Vamos falar um pouco dessa doença, em primeiro lugar ela não é satânica, ou tentação, nem tampouco possessão maligna, ela é uma doença que se origina em nosso cérebro, baixa os níveis de alegria, e faz com que nos tornemos presa fácil do medo e da angústia. Ela tira da pessoa um hormônio chamado de serotonina, e não permite que ela busque ajuda, ou se relacione. E esse isolamento leva então ao suicídio.
Famílias que não tem relacionamento harmonioso, ou que não tem frequência religiosa comprometida são presas fáceis, pois se degradam no relacionamento. Em minha vida pastoral, muitas famílias vieram ao meu gabinete para falar que não se sentiam amadas dentro de suas casas, que seus pais, ou seus filhos as maltratavam por não as amarem. E quando começávamos a conversar sempre vinha à tona a falta de se assentarem à mesa para comer, ou simplesmente para conversarem sobre os problemas que estavam acontecendo, ou para amenidades. Viviam enclausurados dentro de suas próprias casas. E diversas vezes ouvi de filhos a seguinte expressão, meus melhores amigos estão no celular e no computador, ou seja, não havia diálogo na casa. Prato cheio para que a depressão se instale, e depois a cura dessa doença normalmente é longa, pois trata-se somente do visível, e não do problema invisível, pois as pessoas não contam os verdadeiros motivos de estão por trás da doença.
Como Pastor sempre me preocupei com aquelas pessoas que saem rapidamente da Igreja após o encerramento do culto, não se confraternizando com as demais. Ou com aquelas que mesmo durante o ofício religioso não desligam ou deixam o celular sem ser consultado. Essas pessoas que estão chegando a esse nível já estão começando a desenvolver um estado depressivo, seja criança, adolescente, jovem, adulto ou idoso, não há distinção, já estão se isolando ou infelizmente já estão isoladas.
A cor deste mês mostra essa realidade, precisamos de um verdadeiro encontro primeiro com Deus, e depois voltarmos às antigas práticas da conversa, do compartilhamento de alegrias e angústias. A Bíblia no Evangelho de João capítulo 16, versículo 33, nos ensina: “Eu digo isso para que, por estarem unidos comigo, vocês tenham paz. No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo”. Neste nosso mundo cheio de problemas Jesus nos ensina, que precisamos estar unidos a Ele, para que vençamos os problemas que nos aparecem e nos tentam colocar para baixo, pois junto à Ele teremos a paz tão almejada, depois ele continua ensinando que aqui inevitavelmente iremos sofrer por algum problema ou acontecimento, mas estando junto a Ele com a paz que Ele nos oferece, teremos a vitória tão almejada, porque? Porque ele venceu o mundo, e essa vitória está à nossa disposição também. Desligue-se e desplugue-se para começar a viver, e com certeza o setembro não será mais amarelo para você, mas terá as cores da vida e da alegria. Simples? Creio que não, mas se você tentar, vai conseguir, e a volta para a vida será maravilhosa, e com certeza muita coisa irá mudar em sua vida. Shalon.