sexta-feira, 3 de maio de 2024
CRÔNICA

O salmo do pavão

19/04/2024
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Pr. Pedro R. Artigas
Igreja Metodista


Lendo o livro de devocionário diário chamado Um Ano com os Salmos de autoria de Elben César, da Editora Ultimato. Encontrei este devocional muito bom e que infelizmente tem sido a voz de muitos que se dizem fiéis de alguma Igreja, mas na verdade são pessoas que acreditam em si mesmos. 
Ao ler este devocional devemos ter a humildade de buscar verdadeiramente ao Senhor em todos os sentidos de nossa vida e de que ele seja o Senhor dos nossos momentos.  
Vamos ao texto: “O salmo do pavão reza assim: “Nada me abalará! Desgraça alguma me atingirá; nem a mim nem aos meus descendentes” Salmo 10, versículo 6. O salmo do cordeiro tem outro tom: “O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta. Em verdes pastagens [ele] me faz repousar e me conduz a águas tranquilas; restaura-me o vigor. Guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome. Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem” Salmo 23, versículos 1-4.  
Há uma grande diferença entre o salmo do pavão e o salmo do cor¬deiro, embora mencionem coisas parecidas… O primeiro diz: “Nada me abalará” e o segundo diz: “De nada terei falta”. O problema é que o pavão se vale do pensamento positivo, ao passo que o cordeiro se vale dos cui-dados do Bom Pastor.  
O salmo do pavão é arrogante e presunçoso. Traduz o discurso daque¬les que se julgam autossuficientes. Daqueles que emitem cheques sem fundo. Daqueles que garantem: “Ainda que todos te abandonem, eu nunca te abandonarei!” Evangelho de Mateus capítulo 26, versículo 33. Daqueles que, de repente, ouvirão a ordem vinda do céu: “Derrubem a árvore e cortem os seus galhos” Daniel, capítulo 4, versiculo14.  
Como se vê, o salmo do cordeiro é quieto e cuidadoso. Traduz o discurso daqueles que se julgam carentes. Daqueles que apelam para a misericórdia. Daqueles que sempre ouvem a voz de Jesus: “Sem mim vocês não podem fazer coisa alguma” Evangelho de João, capítulo 15, versículo 5.”
O mundo passa por transformações que nos chocam e nos confundem. Muitas coisas que até então acreditávamos que eram verdadeiras, hoje vemos como sendo mentiras.  E muitas mentiras passaram a ser consideradas como verdades. 
E essas transformações têm levado muitos a saírem das igrejas, afirmando que elas não mais os satisfazem, e que as palavras do padre ou do pastor não são mais autênticas e dignas de respeito e atendimento. 
Temos nos tornados como os pavões, pois queremos uma igreja de auto ajuda, que não nos mostre o pecado, nem nossas ofensas, não respeitamos mais Deus como nosso Senhor, pois muitos afirmam que Ele tem que nos ajudar. Infelizmente temos transformado o Senhorio de Cristo, em senhorio da criação. 
Quando as autoridades das Igrejas afirmam que a união do mesmo sexo deve ser abençoada, ele está contrariando o que diz a Palavra de Deus. Quando afirmam que os mentirosos terão entrada no céu também contrariam a Verdade Divina.
Creio estar na hora de voltarmos ao texto bíblico e não somente ler, mas estudar minuciosamente o Salmo 23. Pense nisso. Shalom.