Um barco com corpos em avançado estado de decomposição foi encontrado por pescadores próximo à praia de Ajuruteua, em Bragança, no Pará. Os trabalhadores o encontraram na manhã desse sábado (13), e as primeiras informações são de que havia 20 pessoas mortas na embarcação. Em um vídeo registrado por um dos pescadores, é possível ouvir: “esses caras não são daqui, não, são de muito longe. Só gente morta aí. Mais de 20 peões mortos. Acabou a água deles”. Os mortos podem ser haitianos, segundo a imprensa local.
O Ministério Público Federal (MPF) anunciou a abertura de investigações sobre o caso. Serão duas: uma na frente criminal, para apurar possíveis responsáveis pelas mortes, e outras na cível, que foca no interesse público e nos direitos humanos, caso as mortes não tenham sido resultado de um crime.
O Corpo de Bombeiros do Pará aguarda a maré encher, na noite deste sábado, para recolher o barco, de acordo com a imprensa local paraense. O Instituto Médico Legal (IML) averiguará as condições dos corpos.
A Polícia Federal (PF) informou que também estão sendo enviados peritos e papiloscopistas (especialistas em identificação) da sede da PF em Brasília, e que um dos objetivos da investigação é descobrir quem eram as pessoas no barco. Para tanto, usarão “protocolos de Identificação de Vítimas de Desastres (DVI)” “Ainda não se sabe a quantidade, nacionalidade causa da morte das vítimas”, afirmou a PF. Fonte: O Tempo