
“Sedes uns para com os outros benignos e misericordiosos” Ef. 4:32
O mundo moderno está baseado em interesses. As pessoas se relacionam por interesses. Isso começa desde cedo, na escola, e se estende pela vida profissional. Enquanto esses padrões de comportamento reinar soberano, teremos as pessoas sempre se relacionando com base apenas nos seus interesses.. Essa é a base do egoísmo.
Não adianta dizermos para alguém se interessar sinceramente, pois uma pessoa, quando quer fazer um bom negócio com outra, pode ter um interesse “sincero” e fazer um bom negócio para si. Sinceridade não elimina o egoísmo, grave bem isso. Quando as pessoas lhe recomendam interessar-se pelo outro sem interesse, isso não garante a verdade na relação.. essa é a razão pela qual as pessoas somente pensam nelas e em seus interesses próprios. Você é diferente dessas pessoas?
Eu o convido a pensar diferente.. Que tal se interessar pelo outro desinteressadamente? Isso mesmo! Soa estranho, não é? Mas essa é a ideia. Conversar, conhecer uma pessoa sem ter nenhum propósito senão conhece-la de verdade. Esqueça se vai encontra-la de novo, esqueça-se de trocar cartões, esqueça-se de seus interesses e o que a pessoa pode te dar em troca. Simplesmente concentre-se na conversa, na história de vida dela. Você vai ver o quão interessante cada ser humano pode ser.
Isso dá um nó no sistema egoísta em que vivemos e traz um sentido humano real para as relações. Vale apena.
Papo Sério: Você consegue se interessar de forma desinteressada?