Uma Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI) clandestina, localizada no bairro Uvaranas, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, foi descoberta pela Polícia Militar neste domingo (14). Uma idosa, que teria sido agredida, conseguiu fugir do local e pediu socorro para vizinhos, que acionaram a PM.
De acordo com apuração do portal Arede, nove idosos foram encontrados na casa de repouso, sete mulheres e dois homens. Os idosos não tinham camas, dormiam em colchões no chão, e tinham os pertences guardados em um armário pequeno, do lado de fora da casa. Os vizinhos relataram que constantemente ouviam gritos no local e os idosos tinham vários hematomas pelo corpo, o que pode indicar que sofriam agressões.
Ainda, os policiais observaram que os idosos estavam em condições precárias de saúde, desidratados, e recebiam pouca alimentação. Três mulheres precisaram de atendimento médico e foram levadas para a Unidade de Pronto Atendimento Santana.
A ILPI não estava com a documentação regularizada. A proprietária do local e a única cuidadora dos nove idosos – que é irmã da dona da casa – foram encaminhadas para a delegacia. Os idosos receberam suporte e foram acolhidos pela Assistência Social da Prefeitura de Ponta Grossa. O local foi interditado. (Fonte: RicMais)