O termo escola faz parte de nosso cotidiano.
Geralmente o usamos para descrever o ambiente físico onde alunos e professores desenvolvem o processo educacional. Porém, quando algumas circunstancias nos ensinam lições é comum ouvir termos como “escola da vida”ou “foi uma grande escola”.
Segundo o Professor Milton L. Torres (Educação Começa com Poesia, p.94), o termo “escola” tem uma origem peculiar. A palavra grega SCHOLÊ significava “ as coisas a que dedicamos o nosso tempo, ou aquilo que merece o emprego do tempo”. Quando os gregos se referiam especificamente a um espaço destinado ao aprendizado usavam a palavra DIDASKALEION!
Vemos portanto que as dimensões da palavra ESCOLA ultrpassam muito o conceito que lhe é atribuido.
O mundo globalizado em vivemos evidenciou ainda mais a necessidade da redefinição do que é a escola e como ela atuará para desenvolver sua função diante dos desafios da sociedade atual.
As lições aprendidas com a covid 19 provaram definitivamente que não podemos confinar a educação a um mero espaço físico.
Desta maneira quero propor alguns itens que podem atender as atuais demandas escolares e orientar os pais que estão preocupados em procurar a melhor instituição de ensino para seus filhos:
1- Uso da tecnologia como ferramenta diária. Isto possibilita uma melhor interação com os pais e responsáveis.
2- Promoção de conteúdos que envolvam atividades além do ambiente físico escolar.
3- Desenvolvimento do lúdico, da musicalização e de eventos que agreguem princípios e valores ao estudante e sua família.
4- Valorização da familia como agente ativo no processo educacional.
5- Abordagem de temas que possibilitem observação e aprendizado no cotidiano. Ex. questões ambientais, climáticas, saúde…
Afinal, escola é aquilo que dedicamos nosso tempo!