domingo, 29 de setembro de 2024
EVANGELHO DE DOMINGO

A SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA COM SUA OBEDIÊNCIA FOI ESSENCIAL PARA O PLANO DE SALVAÇÃO DE DEUS

22/12/2023
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

A Paz do Senhor esteja sempre convosco!

Estamos no último Domingo do Advento, e já nos preparamos para a celebração da Missa do Natal do Senhor, hoje à noite. Momento de refletirmos sobre os planos de Deus para toda a Humanidade e a vinda de seu Filho para salvá-la. A figura de Maria é importantíssima para a realização do plano de Deus em relação a nossa salvação. Pelo sim de Maria somos reconciliados com o Pai através de seu Filho Jesus Cristo. A devoção mariana não é uma simples devoção. Seu exemplo de amor e obediência a Deus modificou a história da humanidade e até hoje ela intercede por cada um de nós. Quando obedecemos a Deus encontramos o sentido profundo de nossa vida e não somos mais seduzidos pelas facilidades do mundo.

OREMOS: Derramai, ó Deus, a vossa graça em nossos corações para que, conhecendo pela mensagem do anjo a encarnação do vosso Filho, cheguemos, por sua paixão e cruz, à glória da ressurreição. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Amém.

EVANGELHO (Lc 01, 26-38):
Naquele tempo, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu Pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”. Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível”. Maria, então disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.
Palavra da Salvação.
Glória a Vós, Senhor.

Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!

A passagem da anunciação do anjo nos enche de alegria e emoção. A comunicação de Deus em relação ao homem se resume em constantes “baixadas” d’Ele em direção ao homem e “tentativas” diversas do homem chegar até Deus. A principal baixada de Deus acontece na encarnação do Verbo Divino. Ela sempre questionou a história e os teólogos. Para quem crê em Deus é muito fácil entender que nada é impossível para o Criador de todas as coisas. Deus entra na história do homem por saber que ele é incompetente no recebimento de seu amor infinito. Através do pecado o homem perdeu sua principal identidade de ser filho muito amado de Deus.
O pré-requisito para a realização da pessoa humana em sua totalidade é a fé bem orientada. Ela é um processo de aceitação do mistério de Deus em nossa história. Maria nos ensina com seu “faça-se” que é Deus quem sabe o que é melhor para nós. Ele tem um projeto que muitas vezes nos questiona, mas só Ele tem a visão total da realidade querendo sempre nos levar a participar de sua felicidade. As pessoas querem inventar argumentos, teorias que só levam a morte. Quando o homem age pelos seus instintos ele se perde, se animaliza. Quando busca a vontade de Deus pela fé ele se diviniza.
A crise de relacionamento que vivemos hoje tem como raízes a falta de fé. Da humanidade que quer criar um deus pessoal imaginário que serve ao seu próprio egoísmo. O grande sintoma desta realidade é a criação constante de falsas religiões que só tem base no subjetivismo individual. Muitas delas se servem de conceitos cristãos, mas não querem assumir o Cristo como um todo, pois ele vem sempre acompanhado com a Cruz. Um cristianismo sem cruz que só pensa em prosperidade terrena não é de Deus, mas sim de seu inimigo. Não teremos nesta vida felicidade completa, pois não fomos criados para vivermos somente neste mundo. Sentimos nesta vida verdadeiros sintomas de felicidade que vem de nossa consciência por querermos obedecer a Deus.
Deus se utiliza de Maria, ela se torna o instrumento mais dócil nas mãos do Criador e a maior intercessora para chegarmos até Deus. Se crermos nas Sagradas Escrituras iremos perceber que durante toda a história do Povo de Israel, Deus sempre se serviu de homens e mulheres para manifestar sua vontade. Em Maria, Deus realiza a maior façanha em relação à salvação da humanidade: Envia seu próprio Filho para mostrar o caminho da santidade. O homem sozinho não poderá ser feliz. Em Jesus Cristo encontramos o Caminho, a Verdade e a Vida.
Infelizmente muitos querem perder tempo questionando a virgindade de Maria e a forma como aconteceu a Encarnação do Verbo. Estas pessoas deveriam se questionar sobre suas próprias existências. Pois o nosso nascimento também é misterioso. Normalmente isto acontece com aqueles que não têm fé no poder de Deus que faz novas todas as coisas. Só aos humildes de coração é dado o conhecimento da bondade e sabedoria de Deus.
Não estamos neste mundo para vivermos numa competição. Todos fazem parte do projeto de amor da Santíssima Trindade. O individualismo está presente porque as relações comerciais estão acima das relações interpessoais. A economia deve servir ao homem e não o homem servir a economia. Vemos que aí se encontra a raiz da destruição da humanidade e da natureza.
Devemos aprender de Maria a sermos servos de Deus. Estarmos em constante contemplação de Sua Vontade para concretizarmos o bem em nossa vida.

Obrigado Maria pela sua coragem de dizer Sim a Deus, pois por meio dele nos trouxeste o Salvador da Humanidade.

Rio Grande, 18 dezembro de 2023.

Visite meu blog: www.padregiribone.blogspot.com

"Deus nos ama acima de nossas limitações".
A Obra Missionária de Evangelização e Acolhida Social Virgem do Carmo Peregrina é uma comunidade de vida localizada na cidade de Rio Grande RS. Tem como carisma o Cultivo da Presença de Deus e a Efusão do Espírito Santo vividos na Oração e na Vida Fraterna. Somos um grupo de cristãos católicos que procuramos ajudar como missionários nos locais mais desprovidos de evangelização. Também temos como ideal ajudar os mais necessitados especialmente as crianças, os dependentes químicos e os encarcerados com suas famílias.
VOCÊ TAMBÉM PODE FAZER PARTE DESTA OBRA!
1. Envie esta mensagem a todos os seus amigos...
2. Imprima esta mensagem para as pessoas que não tem acesso a Internet...
E NÃO SE ESQUEÇA:
1. Celebração Eucarística.
2. Sacramento da Reconciliação.
3. Adoração ao Santíssimo Sacramento.
4. Leitura Orante da Palavra de Deus.
5. Devoção a Virgem Santíssima.