domingo, 29 de setembro de 2024
CRÔNICA

Um novo amanhecer

22/12/2023
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Pr. Pedro R. Artigas
Igreja Metodista

Chegamos ao Natal e esta data me lembra muitos cânticos, novos e antigos que falam da efeméride. E entre esses cânticos vou citar um da Comunidade Católica Shalom que em sua primeira estrofe diz o seguinte: “Vejo uma estrela brilhar no céu. Que manifesta o Seu amor.

Sim, nascerá toda luz de Deus entre nós. E surgirá nova vida, novo amanhecer”.
Após um ano conturbado, cheio de guerras, rumores de guerra, fome no mundo apesar da abundância de alimentos, milhões de pessoas tornaram-se apátridas, pois seus países continuam em guerra ou em extermínio de sua população. Nasce uma luz. Uma nova estrela brilha no céu. Vem mostrar a todos nós que podemos viver em paz, sem o ódio que permeia a vida daqueles que ainda insistem em não conhecer o Salvador.

Nós, criação de Deus nos achamos como senhores de tudo, marcamos espaços para serem privativos, e nos esquecemos que esses espaços privatizados nada são perante o Criador de todas as coisas. Afirmamos com todas as letras que os animais que vivem dentro desses espaços são de nossa propriedade, e se eles não reconhecem as fronteiras, brigamos e guerreamos.

Marcamos os mares como nossos, declaramos que dentro desses espaços privatizados, somos também donos dos céus, como se pudéssemos assim o fazer. Na terceira estrofe, o autor inspirado certamente por Deus escreve: “Vem mudar a história da humanidade. E trazer salvação e paz aos Seus. Vem traçar um caminho de luz de verdade. Onde nada é impossível pra quem crer”. Ao crermos no Cristo nascido entre nós, sabemos que “veio para mudar a história”, trazer salvação e paz, pois os anjos no dia de seu Nascimento anunciaram aos pastores como nos diz Lucas no capítulo 2, versículos 10 a 13: “O anjo, porém, lhes disse: não tenham medo! Estou aqui para lhes trazer boas-novas de grande alegria, que será para todo o povo, é que hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto servirá a vocês de sinal: vocês encontrarão uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura”.

Jesus veio para mudar a história da humanidade, mas parece que ainda hoje já passados mais de 2000 anos, ainda não aprendemos a lição deixada. Ele o Senhor do mundo, deixou sua majestade para se tornar criação, viveu e morreu como homem, ou melhor como humano. Sua marca foi tão poderosa que ainda hoje muitos o amam, outros o temem, e alguns abominam e não acreditam, até o momento que suas vidas sofre algum perigo, pois naquele momento clamam por Ele.

Veio para traçar um caminho de luz, como diz a música, e o apóstolo João diz no capítulo 1, versículos 4,5: “Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam”. Está mais que na hora que crermos que essa Bendita Luz quer nos ensinar a viver segundo suas Palavras, e orientações.
Neste Natal, busquemos ao Senhor com todo nosso ser, busquemos em verdade de vida, não somente agora mas vivamos sua Palavra durante todo o ano. FELIZ NATAL E PROSPERO ANO NOVO. Shalom.