Pr. Pedro R. Artigas
Igreja Metodista
Na Bíblia lemos a história de dois reis muito famosos. O primeiro rei é Saul, que está no Primeiro livro de Samuel capítulo 8, versículos de 5 a 22. E o segundo rei é Davi que foi escolhido por Deus, segundo o seu coração, e está também no Primeiro livro de Samuel capítulo 16, versículos de 1 a 12.
Duas histórias, dois finais totalmente diferentes, mas que nos mostram a diferença entre fazer o que eu quero e fazer segundo a vontade Deus. A primeira história a de Saul em Primeiro Samuel capítulo 8, versículo 5 começa dizendo: “E disseram-lhe: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora um rei sobre nós, para que ele nos julgue, como o têm todas as nações”. O povo de Israel queria ser como todos os povos vizinhos, e como Samuel já estava velho e seus filhos não caminhavam segundo seus caminhos, o povo veio e pediu um rei. Como sempre estavam se adiantando ao que Deus poderia fazer. Acreditavam que como os filhos do profeta não caminhavam segundo sua integridade, eles teriam que começar a agir. Para entender melhor vejamos o mesmo capítulo, mas o versículo 3: “Porém seus filhos não andaram pelos caminhos dele, antes se inclinaram à avareza, e aceitaram suborno, e perverteram o direito”. Eles esqueceram que Samuel era profeta e não o rei da nação, apesar de tudo que era feito em Israel, o povo ia pedir conselho a ele.
O povo tal como já havia acontecido na saída do Egito, quando pediram ao irmão de Moises, Arão, que lhes fizesse um deus, pois acreditavam que pelo tempo Moisés já havia morrido, lá em cima, e então não esperaram para saber o que realmente acontecera. Agora pela velhice do profeta novamente eles se adiantaram à frente de Deus, e agora pediam um rei. E Samuel, como sempre fazia, foi à presença de Deus para saber como deveria proceder, e é informado que o povo não o estava rejeitando, mas sim a Ele, para que não continuasse a reinar sobre a nação. O povo queria ser igual a todas as outras nações. Hoje infelizmente também queremos ser todos iguais, parece que ser diferente é um grave erro. Isso me lembra uma antiga publicidade onde todos se vestiam iguais, mas uma vestia-se diferente, e o locutor diz, seja diferente use tal produto e mostre-se diferente a todos. Mas se todos se embriagam por que eu não posso? Se todos se drogam por que não posso? Se todos são infiéis às suas famílias por que só eu preciso ser fiel? E escolheram para si um rei, não pela sua capacidade ou devoção a Deus, mas por sua beleza. O capítulo 9 de Primeiro Samuel, versículo 2 nos conta como foi a escolha: “Este tinha um filho, cujo nome era Saul, moço, e tão belo que entre os filhos de Israel não havia outro homem mais belo do que ele; desde os ombros para cima sobressaía a todo o povo”. E assim o belo jovem tornou-se rei!
Não foi escolhido por Deus, foi escolhido como hoje escolhemos seguir, qual a beleza que temos de ter como nosso herói? Saul reina por 40 anos, como não havia sido escolhido por Deus é desobediente, faz coisas que não é de sua alçada, e com seus erros leva o povo também à desobediência e desconhecimento de Deus, esse problema é comum em nossos dias, quando queremos ser igual a todos e fazer o que todos fazem, erramos e levamos outros ao erro igualmente. Não conseguimos trilhar um bom caminho, pois nos falta o temor a Deus. Esta palavra temor, não é medo, mas respeito às suas ordenanças e mandamentos, quando seguimos um líder de vocação de temor a Deus, temos atitudes diferentes, nosso viver encontra respaldo em Deus. Não fazemos o que todos fazem. Um dos erros de Saul foi desobedecer a uma ordem de Deus quando houve uma guerra e a ordem era que se destruísse tudo daquela nação, mas ele não cumpriu a ordem, procurou guardar o melhor das joias, do gado, e segundo o texto bíblico que infelizmente parece que não damos muita atenção é que a rebelião é igual ao pecado de feitiçaria, como está no capítulo 15, versículo 23 do mesmo livro de Samuel: “Porquanto a rebeldia é como o próprio pecado da feitiçaria, e a arrogância como o mal da idolatria! Porque rejeitaste a Palavra de Yahweh, Ele também o rejeitou como rei do seu povo!”.
Saul foi rejeitado por Deus pela desobediência, será que não estamos também nós sendo em muitos momentos rejeitados por Deus? E depois não sabemos por que não somos atendidos em nossos pedidos? Não sejamos iguais a todos, mas busquemos primeiro viver segundo a consonância do Reino Divino, para não sermos rejeitados, mas que tenhamos nossa vida segundo a sua soberana Vontade. Aí sim teremos um caminhar diferenciado de todos, pois andaremos na Graça e no Amor de Deus. Pense nisso e veja se sua vida está sob a orientação e vontade de Deus. Shalom.