Pela imposição das mãos de Dom Ettore Dotti, bispo da Diocese de Naviraí (MS), Ederson de Assis Monte, de 28 anos, foi ordenado padre na Igreja Matriz de Peabiru na última sexta-feira, 8, assumindo o lema: “Só uma coisa importa: vivei à altura do Evangelho de Cristo” (Fl 1,27a).
CLIQUE AQUI E RECEBA NOTÍCIAS DO GOIONEWS EM SEU WHATSAPP
Natural de Goioerê, Pe. Ederson nasceu em 20 de outubro de 1995, é o filho caçula de Luzia de Assis da Silva Monte e Nelson Aparecido Monte e irmão Erbeson e Letícia.
Desde seu ingresso, ainda adolescente, no Seminário Menor da Sagrada Família em Peabiru, o jovem percorreu um caminho de mais de uma década no processo formativo de discernimento da vocação e amadurecimento na fé, trilhando, concomitantemente, uma carreira acadêmica robusta, tendo se graduado em Filosofia (2016) e em Teologia (2022), além de possuir especialização lato sensu em Formação de Presbíteros e Vida Consagrada e de cursar Mestrado em Filosofia pela PUCPR.
Como escritor, sua produção nos campos da filosofia e da teologia abriram-lhe as portas, em 2023, da Academia Mourãoense de Letras — sendo o primeiro ocupante da Cadeira 36 e seu mais jovem imortal — e do Centro de Letras do Paraná, que é a instituição literária mais antiga do Estado em funcionamento, com sede em Curitiba.
Na homilia, Dom Ettore afirmou que a ordenação do Pe. Ederson de Assis representa um momento de grande alegria e esperança para a comunidade, para a Congregação da Sagrada Família e para toda a Igreja. O bispo o exortou, lembrando-lhe do exemplo de Jesus que lavou os pés de seus discípulos, para que nunca deixe de ser “diácono”, isto é, que nunca deixe de servir.
Ao final da Santa Missa, Pe. Ederson expressou seu agradecimento à comunidade e aos religiosos e religiosas que foram preponderantes para sua formação e caminhada vocacional. Profundamente comovido, fez uma homenagem póstuma ao fundador da Associação Maria Rainha da Paz, que mantinha um programa na Rede Vida dedicado a Nossa Senhora: “Frei Jorge da Paz, um homem que não me conheceu, mas que me fez amar a Jesus”.
Após a cerimônia de ordenação, o novo presbítero recebeu os cumprimentos calorosos de amigos, familiares e membros da comunidade, com um saboroso jantar de confraternização no Salão Paroquial.