sexta-feira, 2 de maio de 2025
CRÔNICA

Canções de amor

24/11/2023
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Pr. Pedro R. Artigas
Igreja Metodista

Nesta semana no dia 23 de novembro comemoramos o dia de Ação de Graças, nos Estados Unidos é comemorado o Thanksgiving Day, em tradução Dia de Ação de Graças. Podemos afirmar que esse dia é o maior preparativo para o Natal, pois é quando o norte americano dá Graças pelas bênçãos recebidas do Senhor. É tão forte esse sentimento que depois do Natal é o maior feriado nacional e um dos quatro feriados americanos.

Dar Graças a Deus pelas bênçãos é rememorar tudo o que aconteceu durante o ano, seja de fatos e atos maravilhosos, até aqueles fatos e atos que nos desagradaram, mas que sentimos a presença poderosa de Deus.

Nós aqui no Brasil não desenvolvemos essa atitude de Graças a Deus, apesar de sermos considerado um dos maiores países cristãos do mundo. Talvez seja por nossa falta de reconhecimento de que as bênçãos do Senhor podem não ser da maneira nem do jeito que gostaríamos que fosse. Acredito que a passagem de Segundo Reis, capítulo 5 quando Eliseu curou Naamã, e ele esperava um ato glorioso cheio de luzes e cores, mas o profeta simplesmente o mandou banhar-se no rio Jordão, nada mais, representa muito de nossa religiosidade. Muito queremos e pouco agradecemos.
Um dos livros mais graciosos da Bíblia é o de Salmos, que podemos traduzir como livro de Cânticos, Poesia ou ainda de Louvores, ou seja, em todos os nomes deste livro podemos observar que se trata do ato de dar Graças pelos acontecimentos da vida.

Por exemplo o Salmo 42, versículo 8: “Conceda-me o Senhor o seu fiel amor de dia; de noite esteja comigo a sua canção. É a minha oração ao Deus que me dá vida”. Este salmo que apresenta seu autor como uma pessoa angustiada, mas ao mesmo tempo confiante que Deus o está amparando. Ele começa sua música com uma frase que deveria ser a nossa também: “como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus”.
Ansiar por Deus não é ficar o tempo todo se arrastando na fé, como alguém que somente suplica sem, contudo, agradecer. Viver o amor de Deus durante o dia como diz o salmista é levar o seu amor a todos os lugares aonde vamos e aonde nossa presença possa servir de exemplo.

O cantar louvores ao nosso Deus atrai-nos para uma adoração intima. E o livro de Salmos lembra-nos de nossa dependência do Deus soberano. Estamos chegando ao advento, tempo de espera tempo de esperança da chegada do Cristo que haveria de vir, pois Ele já veio, cumpriu com seu ministério e nos ensinou a prática do amor, do perdão, do louvor, da adoração, mostrando que a salvação está em nossas mãos e precisa estar em nosso coração.
Ao praticar seu amor em nossa vidas, com certeza mudaremos o mundo, pois não serão palavras soltas ao vento, mas ações concretas de amor a Deus e ao próximo. E este salmo termina dizendo: “Por que você está assim tão triste ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei, ele é o meu Salvador e o meu Deus”.

Viva o Advento sabendo que o Natal é a festa maior do nascimento do Salvador, mas comece a mudar seu modo e maneira de viver, buscando o amor e Graça do Senhor, fique na Graça neste tempo de Advento que começa no próximo dia 2 de dezembro. Shalom.