
Um provérbio antigo diz: “Deus fez as coisas para serem usadas as pessoas para serem amadas, mas os homens preferem usar as pessoas e amar as coisas”. É o espírito da contradição!
Todos que trabalham com algum nível de liderança precisam ter a vida pautada por esse princípio: Respeito! Isso diferencia líderes de chefes. A. Leonelli escreveu uma frase devastadora: “Não faça do seu cargo uma arma: a vítima pode ser você! Mário Sérgio Cortela disse: “Não confunda liderança com chefia. A chefia está na hierarquia; a liderança é uma atitude. A um chefe você obedece; a um líder você segue”.
Respeito é enxergar no outro a dignidade que se tem. Muitos líderes, infelizmente, tratam seus liderados com ironias, com grosserias ou mesmo com uma irritante selvageria. São líderes que se tornam ícones máximos da falta de educação!
Respeito é uma conquista: vem com a postura, a elegância, o cuidado. Quem grita demais tem respeito de menos! O fundamentalismo, dogmatismo e tantos outros “ismos” devastadores na história humana nasceram – e ainda nascem – da mesma raiz: desrespeito, intolerância. Quem não respeita as opiniões e o direito do outro invade seu espaço no mundo.
Há muitos líderes que vivem sob um angustiante respeito passivo, aquele em que a convivência com o liderado não é desejada, mas apenas inevitável. Dentro dessa concepção, respeito é uma palavra doente, pois não é a base feliz de uma convivência saudável, mas a distância segura que evita os destroços da relação. Esse tipo de respeito fake é, numa só palavra, diabólico.
Leonardo Boff deu uma definição do termo diabólico que, acredito, serve perfeitamente nesse contexto: “Diabólico provém de Diá-ballein. Literalmente significa: lançar coisas para longe, de forma desagregada e sem direção; jogar fora de qualquer jeito. Diá-bólico, como se vê, é o oposto do sim-bólico. É tudo que desconcerta, desune, separa e opõe”.
Construa sua liderança nas bases do respeito: pelo outro, suas opiniões e até defeitos. Isso fortalecerá seu trabalho, alimentará em seus liderados a consciência de interdependência e o ajudará quando você falhar.
“Um líder relevante, inspirador, indispensável,
sabe o valor e a importância do respeito”