quarta-feira, 22 de maio de 2024
PAPO SÉRIO

ANDANDO EM CÍRCULOS

17/09/2023
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Se você já teve a  sensação de estar andando em círculos, é provável que estivesse mesmo. Um estudo feito por um  Instituto  Alemão, comprovou que as pessoas perdidas andam em círculos. O experimento  liderado por um psicólogo de nome Jan Souman,  começou quando um programa de ciência popular lhe procurou com a pergunta: “ Porque as pessoas que estão perdidas andam em círculos?.

No início ele duvidou que isso fosse verdade e para comprovar, instruiu um grupo de indivíduos a caminhar o mais reto possível  durante horas. Alguns caminharam numa floresta na Alemanha, outros no deserto do Saara, todos monitorados por um GPS. Resultado: por mais que os caminhantes tentassem andar em linha reta, terminavam andando em círculos, sem perceber que estavam cruzando as próprias rotas.

Cada  um tenta dar uma explicação para isso. Mas  o que ficou claro é que  aqueles que podiam ver o Sol ou a Lua conseguiam caminhar em linha reta. A chave está no referencial. Parece que o próprio cérebro fica confuso quando não tem um ponto de referência. Estudos anteriores já mostraram que abelhas, pombos  e outros animais fazem rotas circulares quando não tem um ponto de referência. Montanhistas mortos já foram encontrados a 1,5 quilômetro de seu destino e as vezes até a 100 metros  do local.

Na vida espiritual também podemos andar em círculos. Isso ocorre quando perdemos de vista nosso referencial. O povo no Egito ficou andando em círculo porque não seguiam o referencial divino, representado  por uma nuvem de fogo. Hoje. Quando desviamos o olhar de Deus, perdemos o rumo e giramos ao redor de nós mesmos. Daí o motivo de vermos tantas  pessoas  sem rumo na vida. Entra ano e sai ano e elas não saem do lugar.

Se você for para a floresta ou o deserto é melhor levar um GPS, mas se você está andando pelas florestas e desertos da vida te aconselho a ter um ponto de referência fixando seu olhar em Deus, porque só assim você não caminhará em círculos e nem ficará perdido. Se você não quer mais ficar dando voltas ao redor de si mesmo olhe para o céu.  
Pense  bem sobre isso, os teus olhos estão fitos em que?
Sucesso a todos e um excelente final de semana
Luci Alvino Kniphoff da Silveira –  Escola da Família