terça-feira, 17 de setembro de 2024
CRÔNICA

Ouvidos e boca abertos

28/08/2023
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

 Pr. Pedro R. Artigas

Igreja Metodista

Jesus durante sua vida entre nós fez muitos milagres, ressuscitou pessoas, mostrou como age um cristão, e principalmente ensinou. Durante seus três anos de ministério, Jesus ensinou a 12 homens os princípios básicos do viver sob a majestade de Deus. E seus ensinos mostrou que a Lei dada a Moisés era viva e verdadeira, e que não era somente para aquele momento, mas para todos os futuros seguidores.

E no caso dos milagres, Jesus nos ensina que cada um é cada um, não há igualdade, mas somos singulares e conhecidos por Deus. No evangelho de Mateus no capítulo 15, Jesus saindo de Cafarnaum depois de confrontado pelos fariseus e saduceus, se dirige para a fronteira entre Sidon e Tiro, no litoral da Judéia. E ali Jesus realiza milagres que se formos analisar profundamente fundiram a cabeça dos discípulos. Lendo os evangelhos encontramos palavras de Jesus como: “E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel”, do evangelho de Mateus capítulo 15, versículo 24. E poderiam ter se perguntado entre si: se ele veio para nós como pode curar pessoas de outros povos?

E um dos casos mais emblemáticos relatado no evangelho de Marcos no capítulo 7, versículos 31 a 37, relata a cura de uma pessoa surda, e que devido a surdes era gago ou com grande dificuldade de fala.

E esse texto mostra a singularidade do atendimento de Jesus: “Jesus, tirando-o da multidão, à parte, pôs os dedos nos ouvidos dele; e depois, cuspindo, aplicou saliva na língua do homem”. Creio que podemos aqui tirar algumas lições importantes, a primeira que quero salientar é que Jesus nos ensina que não somos nós que lhe dizemos como deve proceder, mas, que devemos esperar Sua bênção por qualquer meio que lhe agradar. Segundo que o milagre não é padrão, não é porque aconteceu com um de um modo que com o outro será do mesmo modo. E terceiro Ele tira o homem do meio da multidão para, creio, antes conversar com ele, saber de suas necessidades, sentir sua fé, ou seria a fé dos outros que o trouxeram. Só aí que Jesus opera o milagre da cura, e sua palavra mostra sua autoridade: Efatá! É uma palavra de Autoridade Soberana, não uma súplica a Deus para e por poder curar. Ainda hoje nós buscamos pelo milagre, pela cura, mas a queremos que seja do nosso modo. Que seja no meio de uma grande igreja, cheia de pessoas, que tenha se possível uma câmera ligada para mostrar ao mundo que temos um poder, e esquecemo-nos que nada somos e o poder não é nosso, mas de Cristo.

Hoje temos muitos surdos e gagos, ou surdos de ouvidos saudáveis, pessoas que escutam o evangelho, mas, não se dispõem a segui-lo ou obedecê-lo.  Temos outros que ir a Igreja representa um movimento social para mostrar suas roupas e calçados, e esquecem que ali é momento de reflexão, e não de demonstração.

Temos gagos, pessoas que têm medo de orar, medo de professar a fé, ou que afirmam não saberem falar, mas gastam tempo nos celulares conversando e mostrando onde e como estão.

Temos surdos que não querem ouvir a palavra de salvação, pois é mais confortável continuar como estão, sem a necessidade de terem a reponsabilidade sobre seus atos, é mais fácil, culpar os outros, ou culpar o Diabo.

Se lermos o texto do evangelho de Mateus sobre o mesmo assunto veremos que muitos traziam os doentes, coxos, cegos para serem curados por Jesus, ainda hoje temos muitos doentes e enfermos que precisam de cura para seus males, mas que por motivos diversos não buscam a cura. Venha buscar a cura para seus males, a doença do corpo e a enfermidade da alma, Jesus quer te curar e restaurar tua alegria, pense nisso. Shalom.