quinta-feira, 19 de setembro de 2024
CRÔNICA

Desculpa ou Perdão?

04/08/2023
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Pr. Pedro R. Artigas
Igreja Metodista

Uma grande dificuldade na atualidade é: “devo me desculpar ou perdoar”, qual é o correto.
Em minha vida pastoral já ouvi de muitas pessoas que elas nunca conseguem perdoar, mas que a desculpa é muito mais fácil, e não gera tanto problema. Pois para o perdão as pessoas acreditam ser preciso encontrar a outra pessoa, olhar em seu rosto, e muitas vezes sentir o ar de vitória da outra pessoa, e a perdoada conseguiu com que ela se sinta humilhada, pensando eu a fiz sofrer, só isso já me bastou. Já para a desculpa posso ao conversar com outras pessoas amigas em comum, dizer: eu já a desculpei pelo que ela me fez, mas não quero nunca mais ver a cara dela.
Lendo uma revista um artigo me chamou a atenção, pois trata exatamente desse assunto, o ato de perdoar, esse tema tem sido muito discutido na atualidade pois o perdão liberta a pessoa de diversos problemas e traumas e eu creio que isto é realmente muito bom e interessante, pois uma das coisa que Jesus nos ensina é o perdão e encontramos em todos os livros da Bíblia orientação ao perdão, sempre pelos nosso pecados, e também pelos nossos semelhantes.
O ato de perdoar, preciso dizer com todas as letras não é para a pessoa que nos ofendeu, mas o perdão é para o nosso coração, veja o que o apóstolo Paulo diz a esse respeito em sua carta ao Romanos capítulo 12, versículo 17: “A ninguém devolvei mal por mal. Procurai proceder corretamente diante de todas as pessoas”. Já Jesus é mais contundente pois no final do Pai Nosso Ele ensina: “porque, se perdoardes aos outros as ofensas deles, também o Pai de vocês, que está no céu, perdoará vocês”.
E por que eu digo que o perdão é para nós? Porque o perdão lava e restaura nossa vida e nos limpa de toda mágoa que o pecado deixou em nós. Ao nos desculparmos, continuamos a remoer a mágoa dentro de nós, o que nos afeta a saúde inclusive. Não podemos sequer olhar a pessoa de longe, pois todo sentimento vem a tona, e nos martiriza.
Ao orarmos o Pai Nosso encontramos em suas palavras que: “e perdoa-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aos que nos tem ofendido”. Jesus não diz, ajuda-nos a desculpar nossos ofensores, mas perdoa, ato supremo para nosso coração e para Deus.
Porque ao não perdoarmos, podemos cair na tentação de continuar a briga ou a ofensa agora sozinhos, e ao cair em tentação podemos enfermar e sermos derrotados e ou debilitados, mas com o perdão é tirado de cima de nós todas enfermidades que atinge primeiro nossa alma, e depois adoece nosso corpo.
O perdão como eu comecei a citar é “ter uma vida mais plena”, mais humana, dentro de um mundo cruel e violento, é brilharmos sob a maravilhosa Luz que irradia do Senhor Jesus, e por conseguinte é podermos ser sinceros quando orarmos o Pai Nosso. Pense nisso e medite sobre esse procedimento que tanto nos machuca. Shalom.