quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025
CRÔNICA

Eu amo a família

14/07/2023
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Pr. Pedro R. Artigas
Igreja Metodista

Ainda repercutindo o discurso de nosso Presidente, preciso dizer que a família é obra divina, e como tal, precisa e deve ser preservada. Apesar dele dizer que sempre combateu a família, eu digo que sempre preservei a família em todas as instâncias, sem nunca em momento algum desacatar ou acreditar que a família é um mal necessário, pelo contrário é o grande esteio da humanidade dede tempos imemoriais.
Quando Moisés escreveu os cinco primeiros livros da Lei hebraica chamados de Torah, logo no segundo capítulo de Gênesis, palavra que no grego quer dizer nascimento, origem ou criação, ensina no versículo 18: “E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele”. Deus aqui estava iniciando a construção dos laços familiares, e no versículo 23, agora o homem acordado de seu sono diz: “E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada”. E este versículo ensina que a mulher, adorável criatura, era parte dele mesmo, passando a ser sua companheira e a esposa de sua aliança.
Família é então projeto divino que deve ser sempre respeitado em todos os aspectos da vida e em todos os tempos. E é dentro do contexto familiar que é ensinado às futuras gerações a vida em família que contém toda a educação, toda estrutura de vida em sociedade, e dentro do grupo social.
Como então podemos combatê-la? Sem a família não existe extrato social, o Salmo 68, versículo 6 retrata bem esse aspecto: “Deus faz que o solitário viva em família; liberta os cativos e lhes dá prosperidade; mas os rebeldes habitam em terra seca”. Deus vê aqueles que vivem sem uma ligação familiar próxima e se preocupa em prover-lhes famílias. Eles podem estar sem marido ou mulher, sem pai ou mãe, ou sem um irmão ou irmã por perto; Deus cuida e tem conexões familiares entre Seu povo para os solitários, palavra ensinada pelo Mission Venture Ministre em Português.
Na carta de Paulo aos Efésios capítulo 3, versículo 15 ensina: “Do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome”, e o dicionarista e biblicista A.R. Fausset em seu livro Comentário Crítico e Explicativo de Toda a Bíblia de 1871, a respeito desse versículo diz o seguinte: “A Igreja é parte da grande família, ou reino, que compreende, além dos homens, o mundo espiritual superior, onde o arquétipo, para a realização da qual o homem redimido está agora tendendo, já está realizado. Essa ideia universal do “reino” de Deus como uma comunidade divina nos é apresentada na oração do Senhor. Assim como Cristo quando reconciliou os homens com Deus, uniu-os uns aos outros em uma comunidade divina (unidos a Ele mesmo, a única Cabeça), quebrando a parede divisória entre judeus e gentios, assim também Ele se une a eles comunhão com todos aqueles que já atingiram a perfeição no reino de Deus, para o qual a Igreja na terra está aspirando”. O apóstolo Paulo fala de nossa primeira família que é estar unido em Cristo e composta depois de nossa família terrena, instruidora de toda nossa caminhada, e que o dicionarista Fausset bem explicou em seu comentário.
Dessa maneira não a combato, mas a protejo e amo. Pois sem a proteção familiar andaríamos sem conhecimento e sem destino pela vida. Daí que sou contrário ao Presidente. Combater nunca, amar e proteger sempre. Shalom.