quarta-feira, 8 de janeiro de 2025
MUITO ALÉM DO ENSINO!

APRENDENDO COM QUEM SABE

23/06/2023
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Conflito de gerações! Se você é pai, mãe ou educador com certeza sabe bem sobre este tema.
E olha que ele não é novo!
Na obra literária do Antigo Egito As Máximas de Ptahotep (2414- 2375ac) encontramos a seguinte citação: “Nestes tempos dificeis, a juventude se esqueceu do respeitável comportamento praticado por seus antecessores”.
Na Bíblia encontramos o relato de Isaías, que se queixa da rebeldia dos jovens contra a autoridade das pessoas mais velhas ( Isaías 3:5).
Em nossos dias, as rápidas mudanças fazem com que as informações de alguns anos sejam obsoletas hoje. Novas invenções, novos dispositivos e novos materiais modificam atitudes e estilo de vida com velocidade espantosa. E estas mudanças podem aprofundar ainda mais o abismo entre as gerações.
A pergunta então é: Como um modelo educacional pode contribuir para que cada geração ofereça seu melhor apesar das diferenças que existem?
1- Promover a integração das diferentes gerações (filhos, pais, avós) através de iniciativas que proporcionem a troca de conhecimento e experiências. Um bom exemplo é quando alunos são estimulados a descobrir as origens de sua família, costumes e tradições. Feiras culturais e científicas também abrem uma excelente oportunidade de troca de informações.

2- Promover eventos onde alunos e família realizem atividades conjuntas, destacando a importância de cada um para que os objetivos sejam alcançados. A Escola Adventista de Goioerê está desenvolvendo o Projeto Amigos do Amanhã, importante iniciativa para aproximar e integrar gerações.

3- Promover palestras e oficinas para mostrar que as diferenças existentes entre as várias gerações representam uma continuidade natural da história. Não é um brigando com o outro, mas, um aperfeiçoando o legado deixado pelos que vieram antes.

4- Promover a quebra de preconceitos através do trabalho sistemático, ressaltando valores como respeito, amor, reconhecimento e aprendizado mútuo.

Hoje, mais do que nunca, as diferentes gerações precisam uma da outra!