Pr. Pedro R. Artigas
Igreja Metodista
Ontem dia 1º de junho conversava com dois senhores e um deles me perguntou quem era Deus, e como reconhecê-lo. No momento pensei que fosse uma brincadeira, mas com a conversa percebi que ele tinha conhecimento do texto bíblico, e sabia que para conhecer a Deus era necessário em primeiro lugar se ter fé.
Falei a ele então o texto de Hebreus capítulo 11, versículo 1 que diz: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem”. Ele relatou que em sua juventude teve momentos que foram por diversos motivos muito ruins, chegando a ter passado fome para poder estudar. E chegou a duvidar que Deus pudesse existir, e se existisse de fato como permitia que seus filhos passassem por situações como aquelas.
Eu mais ouvi que falei, senti que ele precisava depois de muito tempo desabafar sobre algumas coisa de seu passado, pois agora formado e já com situação estável na vida e alcançando já uma idade mais avançada e olhando para o passado, pode ver que mesmo nos momentos mais difíceis sempre havia uma porta aberta para sair da situação.
Eu fiquei a pensar em minha conversa, e vi que muitas pessoas que também passaram por situações difíceis, às vezes não tem essa percepção de que Deus está no controle e se permitirmos Ele irá agir e nos orientar qual caminho a seguir.
E este capítulo 11 da carta de Hebreus nos mostra exatamente essa situação, passada por diversos homens através dos tempos, quando permitem que a fé seja o norteador de suas vidas.
E os versículos 17 e 18 são um bom exemplo para nós ainda hoje, e nos ensina um valor precioso: “pela fé, Abraão, quando posto à prova, ofereceu Isaque. Aquele que acolheu as promessas de Deus estava a ponto de sacrificar o seu único filho do qual havia sido dito: a sua descendência virá por meio de Isaque”.
Aqui Abraão já idoso vê seu único filho com 7 anos ser pedido por Deus em sacrifício. Fico a pensar nesse texto e dentro da minha racionalidade penso como pai. Esse Deus que eu adoro não se agrada do sacrifício humano, pois Ele deixou isso claro na Lei que os meus antepassados me ensinaram, mas Ele me pede o meu filho da velhice? É nesse momento que entra o que hoje chamamos de imponderável, a fé, Abraão adorava e obedecia a Deus em todos os momentos sem discutir, pois sabia que a vontade de Deus nunca seria para o mal, nem para o errado. Então quando Deus fez o pedido, Abraão tinha certeza que seria providenciado o cordeiro para o sacrifício. Como está relatado em Gênesis capítulo 22, versículo 8: “E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos”. É essa certeza que precisamos ter em nossa vida, que nunca por mais tenso que seja o presente Deus não nos abandonará, mas que sempre terá para nós o cordeiro para o sacrifício.
Hoje passamos por diversos problemas, temos dificuldades, muitas vezes caímos e temos nossos joelhos e mãos machucados, mas vem o Senhor e nos socorre, nos levantando e mostrando que mesmo naquele momento Ele estava ao nosso lado, assim como nós pais estamos ao lado de nossos filhos em todos os momentos.
Se estamos passando por momento aflitivos, e sentimos nossas forças se esvaírem, temos que reagir com fé, pois o cordeiro para o sacrifício já foi colocado e a nós basta somente a obediência em todos os momentos. Pense nisso. Shalom.